Atividade Física + Nutrição = Promoção da Saúde

Exercício físico e uma dieta balanceada são grandes aliados para adquirir uma vida saudável.

Exercício físico e uma dieta balanceada são grandes aliados para adquirir uma vida saudável. A prática regular de atividade física tem sido recomendada para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e outras enfermidades crônicas. “A alimentação prepara o organismo para o esforço fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo do exercício e o objetivo que se pretende alcançar”, explica a Personal Diet e Nutricionista, Camila Silva.

Os atletas profissionais que se submetem a uma carga de exercícios bastante intensa apresentam seu metabolismo e necessidades nutricionais alterados e aumentados. O gasto energético nas atividades físicas deve ser incluído no cálculo das necessidades energéticas. Dependendo da intensidade e duração do treino, a ingestão calórica necessária pode aumentar consideravelmente. “A necessidade estimada depende do tipo de exercício praticado, a duração e o treino. A avaliação antropomêtrica (peso, altura e medidas das pregas cutâneas) permite a avaliação da evolução corporal, monitoramento das alterações decorrentes da ingestão alimentar e do treinamento”, esclarece Dra. Camila.

O carboidrato, a proteína e o lipídeo são os macronutrientes que devem estar em equilíbrio durante a prática de atividade física. O primeiro é o principal substrato energético do nosso organismo e deve contribuir com 60 a 70% das calorias totais diárias. As proteínas devem manter a mesma proporção máxima recomendada para indivíduos saudáveis e sedentários, ou seja, 12 a 15% em relação ao valor calórico total e os lipídeos devem ficar entre 20 e 25% do valor calórico da alimentação diária.

Segundo a nutricionista, a hidratação também é um fator fundamental na atividade física porque evita o desequilíbrio hidroeletrolítico e as conseqüências da hipertemia. “A ingestão de, aproximadamente, dois litros de líquidos diariamente é recomendada para qualquer indivíduo”, enfatiza.

Portanto, é importante que o atleta bem como as pessoas freqüentemente ativas se habituem a alimentação adequada durante os exercícios físicos para evitar transtornos a saúde e ter uma vida mais saudável.

PR Consultoria e Marketing

Vanessa Struckl (MTb 8239/DF) – (61) 3273.5458 :: 8536.3112
Patrícia Andrade (MTb7933/DF) – (61) 9677.3948 :: 8170.566

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria