O fumo passivo interferindo na saúde dos jovens

Estudo revela que jovens expostos ao fumo passivo têm o dobro de risco de perda auditiva

cigarro08_02Especialista recomenda manter o hábito de fumar longe de crianças e adolescentes, além de reforçar a importância desse público realizar regularmente exames auditivos

Nos últimos anos, diversas campanhas antitabagismo alertaram sobre a proibição do hábito de fumar em locais públicos, mas muitas pessoas continuam fumando, especialmente dentro de casa, local onde mais da metade das crianças e adolescentes estão expostos ao fumo passivo. Recentemente, um estudo identificou que adolescentes expostos ao fumo do tabaco também podem ter perda auditiva significativa.

Pesquisadores da New York University School of Medicine realizaram em mais de 1.500 adolescentes, de 12 a 19 anos, exames de sangue de cotinina, um subproduto da nicotina que se forma quando as pessoas estão expostas à fumaça do tabaco, além de testes específicos para descobrir a capacidade dos jovens de ouvir sons de alta, média e baixa frequência.

A partir dos resultados, constatou-se que adolescentes que já foram expostos ao fumo passivo têm aproximadamente o dobro do risco de ter perda auditiva em comparação com indivíduos de pouco ou nenhum contato com a substância. Quanto mais próximo os jovens foram expostos ao fumo do tabaco, conforme medido pelos níveis sanguíneos de cotinina, maior o risco de perda significativa da audição, enquanto adolescentes com níveis mais altos de exposição a esse fator tinham quase o triplo de risco de perda auditiva.

Os indivíduos não apresentavam sinais de surdez, no entanto, sua condição foi prejudicada de forma mensurável. Um número surpreendente de adolescentes, mais de 80%, não sabiam que tinham perda auditiva significativa. “Sabemos que o fumo passivo faz mal para crianças e jovens por diversos fatores, mas ao identificarmos um estudo com riscos também para a audição, consideramos que essa é mais uma razão para manter o fumo longe desse público”, afirma Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil.

A deficiência auditiva nos indivíduos foi especialmente notável na faixa de médio a alta frequência, o que significa que os adolescentes podem ter dificuldade no discurso da compreensão humana, resultando em situações delicadas na escola, podendo ser apontados como causadores de problemas, falhar em interações sociais ou serem diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), além de outros problemas comportamentais.

Para minimizar a exposição de crianças e adolescentes à fumaça do tabaco é preciso conscientizar, especialmente as pessoas do mesmo ambiente de convivência, a fumar em áreas externas da casa”, recomenda a especialista. Segundo o estudo, crianças são regularmente examinadas por perda de audição, mas não há diretrizes para testes auditivos após os primeiros anos escolares. Portanto, os pesquisadores observaram que todas as crianças e jovens expostos ao fumo passivo devem realizar testes de audição, de forma periódica.

Sobre o Grupo Microsom

O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tecnologia para tratamento da gagueira. A companhia foi fundada em 1991 e oferece soluções de bem-estar para pacientes com problemas auditivos. Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Hearing.
Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, aparelho para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que é adaptado a partir da necessidade individual de cada paciente. Com a intenção de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.
Para mais informações, acesse o site www.microsom.com.br ou os perfis da empresa nas mídias sociais: https://www.facebook.com/microsom e no Twitter @speecheasybr. Acesse também o canal de vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/user/GrupoMicrosom.

PLANIN PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES

Analina Arouche
E-mail: analina@planin.com 
Fone: (11) 21388900

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria