Infertilidade conjugal: diagnóstico precoce pode garantir o sonho do casal

Ginecologista geral tem papel fundamental na efetividade do tratamento

infertilidade03A infertilidade conjugal é um assunto complexo que atinge aproximadamente 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva, segundo dados da OMS. Todo casal normal tem uma chance de 20% de engravidar por ciclo mensal, com uma taxa de gravidez cumulativa de 85 a 90% em 1 ano. A infertilidade se caracteriza por ausência de gravidez após 1 ano de tentativas sem sucesso. O êxito nos tratamentos de reprodução assistida depende de diagnóstico precoce e acompanhamento médico especializado, tornando o ginecologista geral o protagonista do processo inicial.

Com o objetivo de dar subsídios para que os ginecologistas façam o diagnóstico precoce do casal infértil, a academia Merck Serono realiza, no próximo dia 20, uma oficina teórico-prática com especialistas no tema. As palestras ministradas pelo Dr. Paulo Amador, Dr. Alexandre Kameyama e a Dra Juliana Miorin irão nortear os ginecologistas quanto às causas de infertilidade conjugal, os tipos de tratamentos disponíveis, protocolos de estimulação ovariana, assim como suas complicações.

Ginecologista obstetra especialista em reprodução humana, a Dra. Juliana Miorin explica que a reserva ovariana é inversamente proporcional à idade da paciente, fator de suma importância no sucesso dos tratamentos de reprodução assistida. “As mulheres já nascem com os óvulos que irão utilizar durante toda a vida. Sem produção ou renovação do estoque, a quantidade dos óvulos diminui com o passar dos anos e, da mesma forma, a qualidade deles também se modifica. A partir dos 35 anos essas mudanças terão um impacto importante na chance de gravidez mensal do casal. Assim, a taxa de gravidez vai diminuindo fazendo com que a chance de gravidez aos 37 anos esteja em aproximadamente 15% ao mês, e aos 40 anos, em aproximadamente 10% ao mês” ressalta.

De acordo com a especialista, há um aumento substancial na incidência de infertilidade por mudança no comportamento sexual. Tal mudança leva, por diversos fatores, ao incremento das doenças sexualmente transmissíveis e às doenças inflamatórias pélvicas. “A tendência da mulher em ocupar mais espaço na sociedade as expões a riscos ocupacionais e toxinas ambientais, mudança no estilo de vida com consumo mais elevado de álcool, drogas e uma tendência a postergar o momento da gestação”, aponta.

As causas de infertilidade são divididas em 30% por fator feminino, 30% fator masculino, 30% fator feminino associado ao fator masculino e 10% de causas idiopáticas. Os principais fatores são o ovulatório (caracterizado por uma irregularidade menstrual da paciente ou um quadro de amenorréia), o tubo-peritoneal (alteração no trajeto de encontro do espermatozóide com o óvulo impedindo a fecundação na pelve feminina), e o masculino (caracterizado por uma alteração de concentração de espermatozoides por ml ou uma alteração de morfologia ou motilidade espermática).

Caso o ginecologista não consiga solucionar o problema no consultório, deve encaminhar de imediato o casal a um centro de referência em reprodução assistida. “Dependendo da idade da paciente, reserva ovariana e fator de infertilidade, o sucesso nas taxas de gravidez em um ciclo de fertilização in vitro gira em torno de 40 a 50%”, finaliza Juliana.

Baixa e alta complexidade

Baseado nas causas de infertilidade do casal, o tratamento em reprodução assistida pode ser de baixa complexidade, como o Coito Programado (CP) e a Inseminação Intra Uterina (IIU), ou alta complexidade, como a fertilização in vitro (FIV) e a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóide (ICSI).

O coito programado é baseado no uso de medicamento para auxiliar a produção de óvulos, com a relação sexual realizada de acordo com o período fértil da paciente. Na inseminação intrauterina (mais conhecida como inseminação artificial), também são utilizados indutores da ovulação que auxiliarão a produção de óvulos.

A inseminação é feita por uma coleta de amostra seminal. Esses espermatozóides coletados são processados e injetados no útero da paciente durante o período fértil, aumentando a chance de fertilização. Ambos os procedimento podem ser realizados no consultório ginecológico.

Nos tratamento de alta complexidade FIV/ ICSI é realizada uma estimulação ovariana controlada com gonadotrofinas, proporcionando a produção de um número maior de óvulos em um ciclo menstrual. Esses óvulos são aspirados em momento oportuno e são fertilizados em laboratório.

A FIV está indicada para casais com infertilidade por alteração tubo-peritoneal principalmente. A técnica consiste em juntar óvulo e espermatozóides processados em meio de cultura adequado e a fertilização ocorre naturalmente, sem a micromanipulação de gametas.

A ICSI é indicada para tratamento de casais inferteis por fator masculino. O tratamento consiste na injeção de um único espermatozóide dentro do óvulo. Os embriões formados são acompanhados em seu desenvolvimento diário e transferidos para o útero da paciente no terceiro ou quinto dia após a fertilização. O teste de gravidez é realizado 9 a 15 dias após a transferência embrionária.

A Merck

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.
Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. Em 2012, o lucro total cresceu 8,7% para €11,2 bilhões, e o faturamento aumentou 8,4% para €10,741 bilhões, refletindo crescimento orgânico de 4,5% em relação a 2011.
A Merck atua no Brasil desde 1923 – há 90 anos – e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do País, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.
A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono – de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.
A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.

WN & P COMUNICAÇÃO LTDA.

Suelen Rodrigues
E-mail: suelen.rodrigues@wnp.com.br 
Fone: (11) 50952660

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria