Mulheres são as principais vitimas da Pedra na Vesícula Biliar

Sedentarismo, tabagismo e predisposição genética podem favorecer o surgimento da patologia

calculo01O cálculo biliar, conhecido popularmente como “pedra”, consiste em partículas que se formam na vesícula biliar e, muito mais raramente, nos ductos biliares.

A vesícula está localizada logo abaixo do lobo direito do fígado e tem a função de armazenar e concentrar a bile, formada naquele órgão, e que participa na digestão das gorduras.

Como explica o Dr. Eduardo Berger, gastroenterologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, “essa afecção se inicia quando o material em suspensão na bile se agrupa, formando cálculos (“pedras”) que se acumulam na vesícula e, dependendo de seu tamanho, podem migrar para o canal biliar principal, que se dirige ao duodeno (porção proximal do intestino). Esta complicação é bastante temida pois pode levar a icterícia obstrutiva e/ou pancreatite, transformando um problema simples e de fácil solução em casos clínico-cirúrgicos complexos de elevada morbidade e mortalidade“.

Sintomas

Frequentemente, a doença é “silenciosa”, não provoca nenhum sintoma por muito tempo.

O paciente só se dá conta quando ocorre dor, que pode ser intensa, localizada “embaixo da costela à direita” e com irradiação para as costas; geralmente é acompanhada de náusea e vômito. Os sintomas podem ser desencadeados após consumo de alimentos “pesados” e gordurosos

Pode haver febre e calafrios quando há infecção secundária. A urina pode se tornar mais escura, o que pode confundir com outras doenças.

Diagnostico

Para confirmar o diagnostico, após analisar o relato do paciente, o melhor exame é a ultrassonografia do abdome superior, com a qual é possível visualizar os cálculos biliares.

Exames de sangue complementam os detalhes e o estadiamento da doença.

Tratamento

O tratamento medicamentoso tem resultados extremamente discutíveis: na maioria dos casos não funciona e submete o paciente a riscos desnecessários por retardar a solução do problema. Deve ser indicado apenas para pessoas que não têm condições clínicas para ser submetidos a tratamento cirúrgico.

O tratamento de escolha é a retirada cirúrgica da vesícula biliar através da vídeo-laparoscopia, que requer anestesia geral e permanência de 24 horas no hospital.

Neste procedimento, o cirurgião introduz cânulas (2 a 4) em pequenas aberturas na parede do abdome (5 mm) e visualiza seu interior por meio de um monitor de televisão de alta definição. O resultado estético é excelente, a dor no pós-operatório é pequena e o paciente retorna às suas atividades habituais e profissionais em poucos dias.

Causas

A predisposição genética é a principal razão da formação dos cálculos biliares.

Diferentes causas são apontadas como fatores que potencializam os riscos, a saber:

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Nele são realizados, anualmente, aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames.
Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil, conquistado pelo segundo ano consecutivo.
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/HospitalEV

TREE COMUNICAÇÃO

(11) 3093-3619 / 3093-3609
Rogério Araújo – rogerio.araujo@tree.inf.br
Inês Castelo – ines@tree.inf.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria