Mulheres são as principais vitimas da Pedra na Vesícula Biliar

Sedentarismo, tabagismo e predisposição genética podem favorecer o surgimento da patologia

calculo01O cálculo biliar, conhecido popularmente como “pedra”, consiste em partículas que se formam na vesícula biliar e, muito mais raramente, nos ductos biliares.

A vesícula está localizada logo abaixo do lobo direito do fígado e tem a função de armazenar e concentrar a bile, formada naquele órgão, e que participa na digestão das gorduras.

Como explica o Dr. Eduardo Berger, gastroenterologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, “essa afecção se inicia quando o material em suspensão na bile se agrupa, formando cálculos (“pedras”) que se acumulam na vesícula e, dependendo de seu tamanho, podem migrar para o canal biliar principal, que se dirige ao duodeno (porção proximal do intestino). Esta complicação é bastante temida pois pode levar a icterícia obstrutiva e/ou pancreatite, transformando um problema simples e de fácil solução em casos clínico-cirúrgicos complexos de elevada morbidade e mortalidade“.

Sintomas

Frequentemente, a doença é “silenciosa”, não provoca nenhum sintoma por muito tempo.

O paciente só se dá conta quando ocorre dor, que pode ser intensa, localizada “embaixo da costela à direita” e com irradiação para as costas; geralmente é acompanhada de náusea e vômito. Os sintomas podem ser desencadeados após consumo de alimentos “pesados” e gordurosos

Pode haver febre e calafrios quando há infecção secundária. A urina pode se tornar mais escura, o que pode confundir com outras doenças.

Diagnostico

Para confirmar o diagnostico, após analisar o relato do paciente, o melhor exame é a ultrassonografia do abdome superior, com a qual é possível visualizar os cálculos biliares.

Exames de sangue complementam os detalhes e o estadiamento da doença.

Tratamento

O tratamento medicamentoso tem resultados extremamente discutíveis: na maioria dos casos não funciona e submete o paciente a riscos desnecessários por retardar a solução do problema. Deve ser indicado apenas para pessoas que não têm condições clínicas para ser submetidos a tratamento cirúrgico.

O tratamento de escolha é a retirada cirúrgica da vesícula biliar através da vídeo-laparoscopia, que requer anestesia geral e permanência de 24 horas no hospital.

Neste procedimento, o cirurgião introduz cânulas (2 a 4) em pequenas aberturas na parede do abdome (5 mm) e visualiza seu interior por meio de um monitor de televisão de alta definição. O resultado estético é excelente, a dor no pós-operatório é pequena e o paciente retorna às suas atividades habituais e profissionais em poucos dias.

Causas

A predisposição genética é a principal razão da formação dos cálculos biliares.

Diferentes causas são apontadas como fatores que potencializam os riscos, a saber:

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Nele são realizados, anualmente, aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames.
Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil, conquistado pelo segundo ano consecutivo.
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/HospitalEV

TREE COMUNICAÇÃO

(11) 3093-3619 / 3093-3609
Rogério Araújo – rogerio.araujo@tree.inf.br
Inês Castelo – ines@tree.inf.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria