Aliviando as dores causadas pela tecnologia

Confira dicas para aliviar as dores causadas pelo uso excessivo de equipamentos tecnológicos  
Alongamentos, atividades físicas e cuidados com a postura ajudam a prevenir dores e outros
incômodos causados pela constante utilização de computadores, smartphones e tablets.

mercur01O uso de computadores, notebooks, tablets e outros aparelhos é cada vez mais comum na população, tanto para o lazer como para o trabalho. Para o ano de 2013, a consultoria de pesquisa de mercado IDC espera que sejam vendidos cerca de 5 milhões de tablets e 918 milhões de smartphones no país. Ainda segundo a consultoria, o Brasil é o quarto mercado mundial de computadores. Esse movimento tecnológico é importante, desde que os usuários tomem alguns cuidados para não causarem danos à saúde. De acordo com especialistas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), problemas posturais podem ser causados pelo uso inadequado de equipamentos eletrônicos, incluindo a ocorrência de lesões nos dedos devido ao excesso de digitação.Os incômodos como, por exemplo, dores na articulação que liga o pulso e o polegar é o mais comum entre as pessoas que abusam dos computadores e smartphones”, explica Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur (CREFITO 14408F).

Para a fisioterapeuta, apesar do grande acesso que temos a esses aparelhos nos dias de hoje, é preciso saber utilizá-los corretamente e ficar atento para que ações do cotidiano não se tornem um problema. Ao usar o computador, algumas dicas são: não ficar mais de 30 minutos na mesma posição, evitar posturas desleixadas e manter a coluna vertebral sempre ereta e de preferência alinhada no encosto da cadeira, mantendo a cabeça equilibrada, sem pender para frente ou para trás.O mesmo vale para o uso do laptop. Ele deve ficar fixado em alguma mesa. Jamais no colo ou na cama”, alerta a profissional e acrescenta, “quando usar estes aparelhos faça rotatividade entre as posições e procure alongar ou movimentar os dedos, punhos, cotovelos e ombros em intervalos de meia hora, para melhorar a circulação e reduzir os sintomas dolorosos”. “Para ajudar a manter a coluna alinhada é aconselhável o uso de corretores posturais, que reduzem desconfortos na região das costas e nos ombros. A utilização de munhequeiras elásticas ou órteses para punho ajudam a diminuir o impacto do movimento de repetição, como por exemplo, as tendinites”, diz Tânia.

Praticar atividades físicas com frequência é outra maneira de evitar o sobrepeso, fortalecer os músculos e dar flexibilidade para as articulações. De acordo com Claudio Correa, coordenador de Fisiofitness do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas, exercícios como caminhadas regulares, musculação, dança, RPG, pilates, treinos de flexibilidade e alongamento ajudam a evitar ou aliviar dores recorrentes da má postura. “O hábito de se alongar e praticar atividade física, por exemplo, favorecem a prevenção de lesões por uso excessivo desses aparelhos tecnológicos”, explica Claudio, que ensina a seguir dicas de alongamentos.

Alongamento de extensor de punho

Sentado, mantendo as costas alinhadas e a postura ereta, perna relaxadas, eleve um dos braços, estendendo-o para frente e dobre o punho para baixo, forçando o movimento com a outra mão, mantenha a posição no seu limite por 20 segundos e, em seguida, repita a mesma operação para o outro braço.

Alongamentos da região lombar

Deitado, com os braços abertos na altura dos ombros e relaxados, passe uma das pernas por cima da outra na altura dos joelhos, apontando o joelho dobrado para o chão, puxe o joelho da perna dobrada com a mão do lado oposto, mantendo o braço do mesmo lado na posição original. Mantenha por 20 segundos e repita a mesma operação com a outra perna.

Em pé, com a coluna ereta, flexione um dos joelhos segurando-o contra o corpo utilizando as duas mãos, mantenha a posição por 20 segundo e repita o alongamento com a outra perna.

Alongamento de cervical (trapézio)

Sentado, mantendo as costas alinhadas e a postura ereta, perna relaxadas, incline a cabeça para um dos lados com o auxilio da mão do lado inclinado, mantenha a inclinação máxima para seu limite por 20 segundos e, em seguida, repita a mesma operação para o outro lado.

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

Sing Comunicação de Resultados

COMUNICAÇÃO SINGULAR DE RESULTADOS LTDA.
Sing Comunicacão Informa
E-mail: singcomunica.informa@terra.com.br 
Fone: (11) 50917838

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria