Milho incrementa as festas juninas

Cidades do todo o Brasil, principalmente do Nordeste, estão se preparando
para celebrar as festas juninas, uma das principais manifestações folclóricas brasileiras.

milho01Arraiás estão sendo montados, para servir de palco para as quadrilhas, fogueiras, fogos, prendas, festejos e para o consumo de quitutes típicos.

E a principal estrela do cardápio das festas juninas é, sem dúvida, o milho, produto que é utilizado no preparo dos mais conhecidos pratos servidos nestes festejos: milho verde, assado ou cozido, pamonha, bolo de fubá, canjica, mungunzá, cuscuz, pipoca e tantos outros.

Além de ser um produto saboroso e versátil, o milho é ainda um importante aliado de nossa saúde“, diz a nutricionista Karin Honorato, especialista em nutrição clínica pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral GANEP/SP e pelo Centro de Pesquisas VP/SP, além de ser discente em Nutrição Esportiva pela UNICSUL/SP.

Ela explica que o milho é rico em fibras, que ajudam a diminuir o nível de colesterol e de açúcar no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o milho é uma boa fonte de vitaminas A, B1 e C, além de magnésio.

A especialista desta a importância da vitamina B1, que ajuda a quebrar mais gorduras no organismo e gerar mais energia. “A vitamina B1 também é muito importante para o bom desenvolvimento do sistema nervoso“, explica.

Outro destaque do milho, segundo está na presença de carotenóides, composto que confere a característica cor do milho e contém duas importantes substâncias: a luteína e a zeaxantina. “Essas substâncias ajudam muito a proteger a visão dos raios ultravioletas e também previnem a degeneração e até a catarata“, destaca.

Até o consumo do chamado “cabelo de milho“, presente nas espigas, também proporciona benefícios. A nutricionista destaca a ação diurética, interessante para diminuir do organismo o excesso de ácido úrico. “Basta fazer um chá e ir consumindo ao longo do dia“, recomenda.

Outro saudável produto do milho é a pipoca, Karin. “Aquela parte branquinha é rica em amido resistente, que é interessante para o intestino e também para diminuir o nível de açúcar no organismo. E a casquinha da pipoca é rica em antioxidantes“, explica. Finalmente, a nutricionista lembra que o milho é uma ótima opção para as pessoas com intolerância ao glúten.

PRATOS TÍPICOS DAS FESTAS JUNINAS À BASE DE MILHO

Canjica com Castanha do Pará

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Tempo de preparo: 1 hora + 12 horas de molho

Rende 8 porções

BROA DE FUBÁ

Ingredientes:

Modo de preparo:

Tempo de preparo: 2 horas

Rendimento: 12 porções

CANJICADA

Modo de preparo:

Para conhecer outras receitas à base de milho, entre em contato com a Abimilho:
e-mail: secretaria@abimilho.com.br; tel: 0800-7016396

abiMILHO – Associação Brasileira das Indústrias do Milho

Link Editorial Ltda EPP

Fleury Tavares
E-mail: fleury77@terra.com.br
Fone: (11) 30214830

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