Cigarro e outras drogas ‘acabam’ com os dentes

Antes de acender um cigarro, as pessoas deveriam levar em conta o que o fumo faz com o sorriso
e com a saúde bucal de modo geral.

cigarro04

O cigarro provoca manchas nos dentes e na língua, reduz a sensibilidade do paladar, diminui a capacidade de recuperação após uma cirurgia ou qualquer outro procedimento odontológico, aumenta o risco de doenças da gengiva, de perder os dentes e – mais grave ainda – aumenta o risco de câncer de boca. A associação entre cigarro e álcool, inclusive, aumenta em trinta vezes o risco de desenvolver esse tipo de câncer. Apesar de todas as campanhas de combate ao fumo, no Brasil há cerca de 30 milhões de fumantes.

De acordo com o doutor Wagner Seroli, estomatologista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), além do cigarro, outras drogas podem causar sérios prejuízos à saúde bucal – lícitas ou ilícitas. Estimativas sugerem que 40% das pessoas ingerem ao menos um tipo de medicamento diariamente, podendo resultar no enfraquecimento e até mesmo na perda dos dentes.

O consumo de drogas ilícitas, bem como de alguns medicamentos de uso controlado, costuma reduzir a produção de saliva, gerando uma condição designada como ‘boca seca’. Como uma das funções da saliva é controlar a população de bactérias na boca, isso é muito prejudicial aos dentes. Sem essa proteção, aumentam as chances de a pessoa desenvolver mais cáries, inflamações e infecções na gengiva, sem mencionar o impacto negativo no estado geral de saúde do paciente”, diz Seroli.

De acordo com o especialista, além dos contraceptivos e de determinados medicamentos utilizados no tratamento de câncer, as drogas legais que mais comprometem os dentes são os anti-histamínicos (usados no tratamento de manifestações alérgicas), os remédios para tratamento de asma e os xaropes. “Enquanto o primeiro grupo costuma provocar o efeito de boca seca, alguns medicamentos para asma são altamente ácidos e podem afetar o esmalte dos dentes com seu uso prolongado. Já os xaropes contêm muito açúcar nas formulações, aumentando o risco de cáries se o paciente não escovar os dentes logo após a ingestão – principalmente em crianças”.

Além dos malefício do cigarro, Seroli aponta como outras drogas comprometem a saúde dos dentes:

Wagner Seroli adverte que pessoas com mais de 40 anos, que fumam, usam drogas, ou bebem muito, que têm machucados constantes provocados pelas peças protéticas e histórico de câncer oral na família, têm chances bastante aumentadas de desenvolver a doença e não podem, sob qualquer pretexto, descuidar da higiene bucal. “O principal sintoma do câncer de boca é o aparecimento de feridas que não cicatrizam dentro de uma semana. Manchas brancas, vermelhas ou pretas, carnes crescidas, caroços e bolinhas escuras também devem ser alvos de atenção. Enquanto algumas pessoas manifestam dificuldade para falar, mastigar e engolir em estágios mais avançados da doença, no início os sinais podem passar despercebidos. Daí a importância, também, de um autoexame regular, checando minuciosamente – diante de um espelho e sob condições ideais de iluminação – se há algum dos indícios citados. Em caso de dúvida, consultar um cirurgião-dentista é a opção mais segura”.

Dr. Wagner Seroli,

especialista em estomatologia, membro do Conselho Científico da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) – www.apcd.org.br

Press Página Projetos de Comunicação

H H Paiva – ME
Redacao4
E-mail: redacao4@ppagina.com.br
Fone: (11) 28949976

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria