Tratamento de terapia hormonal

Método é indicado para amenizar os sintomas que ocorrem durante o período do climatério

menopausa03Você sabe o que é climatério? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), este é um período de vida da mulher compreendido entre o final da fase reprodutora até a senilidade. Em geral, varia dos 40 aos 55 anos. Neste período ocorre, também, a menopausa, definida como a interrupção permanente da menstruação e reconhecida após 12 meses consecutivos de ausência de fluxos menstruais.

Segundo a Dra. Ana Célia Bonfim, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Luzia, em Brasília, essa fase é caracterizada por um conjunto de sinais decorrentes de alterações hormonais, emocionais, físicas e sociais “Não há formas de evitar que isso aconteça, pois faz parte do ciclo natural da vida”, comenta a médica.

A terapia hormonal (TH), o uso de drogas alternativas, a mudança do estilo de vida e as dietas são eficazes para melhorar a qualidade de vida da mulher durante o climatério. “O tratamento hormonal deve fazer parte de uma estratégia global que inclua recomendações aliadas à atividade física, à alimentação saudável, ao combate do tabagismo e ao excesso de peso”, recomenda a especialista.

A ginecologista alerta que a diminuição da produção de hormônios causa um desequilíbrio no organismo da mulher, podendo ocasionar um aumento do colesterol, do peso, além de alterações da pressão arterial e do açúcar no sangue. “Por isso, antes do início da terapia é importante que a mulher passe por exames rigorosos, a fim de identificar fatores de risco e prevenir doenças coronarianas, tromboembolismo e osteoporose”, esclarece.

Sintomas

A diminuição da produção dos hormônios estrógenos nesta fase resulta em algumas alterações menstruais. No curto prazo, a mulher é acometida por ondas de calor, insônia e modificações psicológicas e emocionais, o que pode agravar quadros depressivos pré-existentes. “Após esta etapa, pode ocorrer uma atrofia mucosa e cutânea, responsável pela dispareunia (dor em relações sexuais) e incontinência urinária”, explica Dra. Ana Célia.

Com isso, a reposição hormonal é indicada na perimenopausa para tratamento dos sintomas. Após a menopausa (último menstruação), a técnica é utilizada para aliviar os sinais urogenitais, que em geral são mais tardios, e melhorar a qualidade da vida sexual da paciente.A mulher deve se tranquilizar quanto à terapia hormonal. Esse tratamento tem o intuito de melhorar a qualidade de vida da mulher neste período”, conclui.

Christiana Ribeiro

Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8491-0038/3039-8393

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria