21 de junho – Dia Nacional da Prevenção à Asma

Conheça as principais características da doença

asma01São Paulo, junho de 2013 – Tosse, falta de ar e cansaço são sintomas que podem ser confundidos facilmente com crises de sinusite ou até mesmo pneumonia. Porém, essas manifestações acompanhadas de chiados recorrentes e aperto no peito, podem ser um quadro asmático. A asma é uma doença que decorre a partir da inflamação das vias respiratórias e pode surgir em qualquer idade.

A OMS (Organização Mundial as Saúde) estima que 150 milhões de pessoas no mundo possuam asma. Esses números são alarmantes, pois muitos indivíduos podem ter a doença e ainda não ter o diagnóstico por não buscar o aconselhamento médico adequado. Nesse contexto, o número de casos pode ser bem maior.

De acordo com a Dra Juliane Gomes de Paula, Coordenadora da Clínica Médica e da CCIH do Hospital San Paolo, o primeiro passo para prevenção é o reconhecimento da doença “A pessoa precisa saber que sofre de asma”. A médica ressalta, ainda, sobre os fatores que podem desencadear as crises: “Alergias a pelo de animais, insetos, mofos, fumaças de cigarros, mudança de tempo e fatores emocionais, podem estimular a aparição dos sintomas”, explica.

Os agravos da asma

As crianças são mais gravemente afetadas pela doença de acordo com a médica. “A imunidade mais baixa e as vias respiratórias menores, tornam as crianças mais suscetíveis a complicações”.

O paciente asmático deve se tratar de duas formas. Primeiramente durante a crise, quando já existe falta de ar – normalmente esse é o momento de agravo da doença – procurar o pronto socorro. “Essa etapa é importante, pois evita a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou até a morte”, esclarece.

Em um segundo momento, o tratamento deve ser feito no estágio inter crises em que a pessoa se sente bem e não apresenta os sintomas, mas recebe o acompanhamento preventivo com medicamentos e hábitos de vida que favoreçam a recuperação pulmonar evitando novas crises e sequelas futuras.

Hospital San Paolo

Rua Voluntários da Pátria, 2786 – Santana
Tel: (11) 3405-8200
www.hsanpaolo.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria