Dica: Escolha a planta certa para cada ambiente da sua casa

Arquiteta aponta quais as melhores espécies para cada espaço

plantas01Ter uma ou mais plantas em casa traz muitos benefícios. Além da beleza que valoriza a decoração, elas ajudam a renovar a qualidade do ar, exalam aromas agradáveis e podem ser um artifício anti-stress para quem gosta de cuidá-las.

Para escolher a espécie ideal não basta eleger somente pela beleza das folhas ou flores. “É preciso analisar se o local é bastante ou pouco iluminado, ao ar livre ou fechado, o porte da espécie, a forma de plantio e os cuidados que ela requer“, explica Adriana Victorelli, arquiteta do escritório Neo Arq.

Em salas bem iluminadas, podem ser usadas plantas que precisam de luz como dracena, pau-d’água, agaves e licuala. Se o ambiente não tiver tanta iluminação, a ráfia, costela-de-adão, maranta, bromélia, orquídea e samambaia são ótimas opções. Por ser o local de maior circulação da casa, é importante dar atenção na escolha do vaso. “O tamanho, a cor e o estilo devem ser bem pensados para não brigar com o resto da decoração“, alerta Adriana.

Na cozinha, vale apostar em ervas e temperos, que deixam o aroma no ar e ainda podem ser utilizados nas receitas do dia a dia. Capim-cidreira, manjericão, cebolinha, salsa, alecrim, boldo, hortelã, pimenta e agrião são ótimas opções. Se preferir flores, azaléias e lírios ficam bem no ambiente.

Para os dormitórios, Adriana recomenda camélia, begônia, bonsai, jibóia e aspargo, que são delicadas e transmitem tranquilidade e suavidade. Se quiser dar um ar romântico, opte por um vaso com uma pequena quantidade de rosas.

O banheiro é um local úmido, por isso necessita de plantas que se adaptem à umidade, como hortênsia, orquídea, antúrio, lírio-da-paz, bambu da sorte e bálsamo. Se o espaço for limitado, pequenos vasos de violetas são bonitos e existem em várias cores.

O escritório costuma ser um local fechado e de pouca luz. Plantas que se desenvolvem bem neste ambiente são: pau d’água, zamioculca, begônia, espada de São Jorge e palmeira ráfis.

A varanda é um local onde o vento é constante e a luminosidade é intensa. Bambu Mossô, cactáceas, suculentas, palmeiras, dracena, pinheiro, asplênio e árvores frutíferas se adaptam bem a essa condição. A gérbera também é uma ótima escolha para varandas, pois absorve a fumaça do cigarro. “Outra opção interessante e bem moderna são os jardins verticais, que ocupam pouco espaço e podem receber diversas espécies de plantas“, completa a arquiteta.

NEO ARQ

O escritório de arquitetura Neo Arq, no mercado há seis anos, tendo à frente a arquiteta Adriana Victorelli, realiza projetos residenciais, comerciais, paisagísticos e corporativos de diversos portes além de prestar consultoria e gerenciar obras. Com o intuito de unir modernidade, ecologia, economia e beleza, a Neo Arq possui um extenso portfólio com projetos que buscam aliar sempre qualidade, bons resultados e preço justo.

AGÊNCIA RACE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA – ME

E-mail: contato@agenciarace.com.br
Fone: (11) 28945607
Editoria(s): Constr./Arquitetura, Decoração/Design

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria