Meningite: conhecer os sintomas ajuda a salvar vidas

Dor de cabeça, febre alta, rigidez do pescoço, vômitos, moleza e manchas avermelhadas
na pele podem ser sinais de meningite.

meningite01Causadas por vírus, bactérias e fungos, a meningite tem diferentes tipos, porém os sintomas são parecidos. Segundo o Dr. Artur Timerman, infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, conhecer os sintomas pode evitar sequelas e até a morte.

A transmissão da meningite pode-se dar tanto através da via respiratória (tosse, espirro, beijo, contato direto com a saliva), como também por intermédio da ingestão de água ou alimento contaminado. “São muito variáveis as formas de contágio e as manifestações clínicas dos diferentes tipos de meningite, sendo importante ressaltar que em algumas pessoas pode haver infecção pelo mesmo vírus, bactéria ou fungo que tenha causado meningite em outra pessoa, sem que nela se manifeste o quadro clínico de meningite“, explica o infectologista.

Prevenção

Existem alguns tipos de meningite que podem ser prevenidas através do emprego de vacinas; são elas: meningococo, pneumococo e Haemophilus influenzae tipo b. As vacinas contra esses microorganismos protegem contra alguns dos tipos mais comuns de meningite, que comumente são aquelas mais graves. Ressalte-se que essas vacinas podem ser administradas tanto em crianças já nos primeiros meses de vida, como também podem ser utilizadas em adultos.

Sintomas

Os sintomas característicos de meningite nunca devem ser esquecidos:

Observe nos bebês:

Na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência.

Diagnóstico

A identificação da patologia deve ser feita o mais rápido possível, bem como o seu tratamento. O principal exame laboratorial para o diagnóstico de meningite inclui a coleta do líquido céfalo-raquidiano. Nos pacientes com meningite bacteriana aguda, o aspecto do liquido é turvo, em análise em laboratório revela o aumento de glóbulos brancos e a possível presença do microrganismo causador da infecção.

Tratamento

O tratamento é analisado com base em cada caso, porém eles podem ser realizados com antibióticos, anti-virais ou corticoides em regime de internação hospitalar. Ao se identificar a patologia, deve-se dar início o mais rapidamente possível ao tratamento para que se minimizem os riscos de complicações, inclusive o óbito.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil, conquistado pelo segundo ano consecutivo.
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, zona sul de São Paulo
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

TREE COMUNICAÇÃO

(11) 3093-3617 / 3093-3609
Rogério Araújo- rogerio.araujo@tree.inf.br
Janaína Gomes – janaina@tree.inf.br
Inês Castelo – ines@tree.inf.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria