Combata o estresse para reduzir o colesterol alto

Entenda como a alimentação balanceada pode ser um aliado para a saúde da sua mente e coração

stress03Mau humor, dor de cabeça, cansaço. Estes são apenas alguns sintomas do estresse. Já reparou que pessoas em grandes picos de estresse levam imediatamente a mão ao coração? Esse é um reflexo que certamente corresponde à realidade, já que a má alimentação pode ser uma rota de fuga para o estresse, o que pode elevar os níveis de colesterol e, consequentemente, desenvolver doenças cardíacas. Seja ansiedade, pânico ou as muitas demandas do trabalho e de casa, o importante é criar mecanismos para lidar com este problema e assim evitar situações que podem fazer mal a saúde do seu coração.

Pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, relacionou os ânimos com as taxas de colesterol. O estudo, que analisou 716 homens com idade média de 65 anos, constatou que lidar de forma positiva com as situações estressantes é uma atitude associada a níveis elevados dobom” colesterol ou HDL-colesterol. Resumindo, o estresse provoca o aumentos dos triglicérides e a diminuição do HDL, já que os pacientes tensos te

Estresse e ansiedade provocam a queda nos níveis de serotonina, um neurotransmissor que nos faz sentir bem. Para aliviar esta sensação, a pessoa com alto nível de estresse passa a ingerir os “alimentos de conforto”, que são frequentemente ricos em açúcar ou com elevados teor de gordura, fazendo com a que os níveis de colesterol “ruim” ou LDL- colesterol se elevem”, diz Laís Aliberti, Coordenadora de Nutrição da Unilever Brasil.

Os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína, açúcar e gordura, podem agravar os níveis de estresse. Durante este período, é necessário ficar atento aos alimentos gordurosos e que fazem mal à saúde e preferir um maior consumo de alimentos saudáveis para manter o organismo funcionando adequadamente. “Uma simples substituição na alimentação – gorduras saturadas e trans, consideradas “ruins” – por alimentos que contêm gorduras mono ou poliinsaturadas, consideradas “boas”, no café da manhã ou nos lanches, já significa uma mudança relevante na saúde. Comer de forma mais saudável não é apenas uma questão de vaidade e sim de bem-estar e qualidade de vida”, destaca Laís.

Outro importante fator anti-estresse é a atividade física, que libera endorfina, deixando a pessoa mais relaxada. A prática de exercícios melhora as funções cardiovasculares e respiratórias, além de distrair sua atenção dos problemas do cotidiano.

Sobre Becel

Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada. Toda a linha de cremes vegetais da marca Becel é recomendada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Dentro do portfólio de creme vegetal Becel, está a versão Original, que contém óleos vegetais com Ômegas 3 e 6 (gorduras poliinsaturadas) e vitaminas A, D e E. Becel sabor Manteiga possui os mesmos benefícios da original, mas com o sabor da manteiga.
Já o creme vegetal PRO-ACTIV possui fitoesteróis, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Para obter o benefício, é recomendada a ingestão de 20 g do produto, quantidade que pode ser alcançada com o consumo de duas colheres de sopa, em conjunto a uma alimentação equilibrada.

CONCEPT AGENCIA DE COMUNICAÇÃO LTDA EPP

Paula Marques
E-mail: paula.marques@conceptpr.com.br
Fone: (11) 40952915

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria