Leite materno: Brasil tem um dos menores teores de DHA no mundo

DHA é essencial para o desenvolvimento neurológico e visual

leitematerno01A amamentação é um vínculo indispensável entre mãe e filho, que protege a criança contra várias infecções e previne a mortalidade infantil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o leite materno é um alimento completo e deve ser exclusivo durante os primeiros seis meses de vida. Além de conter anticorpos, fatores imunomoduladores e anti-inflamatórios que não podem ser reproduzidos, o leite humano é fonte de DHA (ácido docosahexaenoico), um lipídio da série ômega-3 que promove o desenvolvimento cognitivo e visual na infância, e que perdurará por toda a vida.

Por mais de uma década cientistas de todo o mundo têm demonstrado os benefícios desse lipídio durante a gestação e amamentação. “O DHA, é um nutriente importante para o desenvolvimento do sistema nervoso e retina. Já nas primeiras semanas de formação do feto, ele participa da construção dessas estruturas, que continuarão se desenvolvendo durante os primeiros anos de vida,” explica o Dr. Mário Cícero Falcão, pediatra e nutrólogo, professor da Faculdade de Medicina da USP. “Para o bebê ter acesso à quantidade ideal do nutriente é necessário que a mãe faça a ingestão de alimentos ricos em DHA na gravidez e lactação.”

Um estudo brasileiro publicado na última edição do Jornal de Pediatria, um dos principais periódicos científicos da área, analisou o leite humano de moradoras da região de Ribeirão Preto (interior de São Paulo) e mostrou que o leite destas mães continha um dos menores teores de DHA no mundo, apenas 0,09%, enquanto a média preconizada pela OMS é de 0,3%. “Isso tem relação com a alimentação dos brasileiros. A principal fonte desse nutriente são peixes marinhos como a sardinha, atum, cavala e salmão. Mas sabemos que nas regiões interioranas o consumo desses alimentos é mais limitado,” diz o pediatra. “Entre os nutrientes presentes no leite humano, no Brasil, o baixo índice de DHA é muito preocupante e pode refletir em déficit neurológico e visual.

Segundo dados do Ministério da Pesca, o consumo anual de peixe no Brasil é de 9 quilos por habitante, bem abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de 12 quilos por habitante. A OMS, bem como outras entidades internacionais, recomenda a ingestão diária de DHA principalmente por crianças. “Até os cinco anos de idade o cérebro atinge 85% do seu tamanho final. É nessa fase que a alimentação, os estímulos e o carinho construirão as bases para um desempenho neurológico saudável que se refletirá por toda a vida,” reforça o Dr. Falcão.

O aleitamento materno também apresenta benefícios em longo prazo na diminuição dos riscos de doenças crônicas decorrentes da alimentação inadequada, como obesidade e hipertensão. Mas algumas mulheres não conseguem amamentar, nesses casos o médico ou o nutricionista são os únicos profissionais que poderão prescrever a fórmula infantil. “Esse alimento, embora não possa substituir o leite materno em suas propriedades imunológicas, possui os nutrientes corretos para a nutrição do bebê. Algumas fórmulas contêm inclusive o DHA em quantidades recomendadas pela OMS. Já leite de vaca é contraindicado para o consumo de crianças em fase de amamentação e não possui as características nutricionais adequadas para o desenvolvimento infantil,” comenta o médico.

DSM – Bright Science. Brighter Living.™

A Royal DSM é uma empresa mundial que tem sua base na ciência, com atividades nas áreas de saúde, nutrição e materiais. Ao associar suas competências únicas em Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, a DSM gera prosperidade, progresso ambiental e avanços sociais para criar valor sustentável para todos os envolvidos. A DSM oferece soluções inovadoras que alimentam, protegem e melhoram o desempenho em mercados mundiais como alimentos e suplementos dietéticos, cuidados pessoais, rações, produtos farmacêuticos, dispositivos médicos, peças automotivas, tintas, componentes elétricos e eletrônicos, energia alternativa e materiais biológicos. Os 22 mil funcionários da DSM geram vendas líquidas anuais de cerca de 9 bilhões de euros. As ações da empresa são negociadas na NYSE Euronext. Mais informações podem ser encontradas em www.dsm.com.

Edelman Significa

Elaine Lewis
Telefone: 11 3060.3159
elaine.lewis@edelmansignifica.com
Maria Emilia Cunha
Telefone: 11 3060.3147
mariaemilia.cunha@edelmansignifica.com

Tags:, ,

1 comentário Quero comentar!

  • Interesante articulo . Aprendo algo con cada sito web todos los días. Siempre es grato poder disfrutar el contenido de otros bloggers. Osaría usar algo de tu blog en mi web, naturalmente dejare un enlace , si no te importa. Gracias por compartir.

    Comentário por: centro infantil torrejon de ardoz — 10 de julho de 2018 @ 11:51

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria