Fadiga e roxidão nos lábios podem ser sinais de doença cardíaca

Sopro cardíaco é causado por deformidade na estrutura do coração

infarto01

A presença de sopro cardíaco pode ser um indicativo de má formação ou alteração da estrutura cardíaca. O sopro é definido como um ruído audível no exame cardiovascular. Esse ruído é causado pela passagem turbulenta do fluxo sanguíneo no coração. O sopro denominado patológico é caracterizado pela existência de um distúrbio na estrutura do coração, mais especificadamente, modificações nas válvulas, veias, artérias ou paredes que separam as câmaras do coração.

A presença do ruído, porém, pode não estar associado à doença, ou deformidade do órgão. Neste segundo caso o ruído não causa danos à saúde do paciente e não persiste por muito tempo. A incidência maior é entre recém-nascidos e jovens, desaparecendo este sinal com o envelhecimento. Em recém nascidos e lactantes a fadiga e a cianose (roxidão de lábios e extremidades) são sinais de doença estrutural do coração e sempre estão associados a sopro cardíaco patológico.

O processo de diferenciação do sopro e o diagnóstico de outras doenças é feito a partir da análise clínica e realização de exames para observar a estrutura do coração. De acordo com o cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, Dr. Anselmo Mota, a associação de outros sintomas é o principal fator de risco. “O sopro patológico representa uma alteração da estrutura do coração. Essa alteração deve ser diagnostica com a realização de exames de precisão, como por exemplo, eletrocardiograma, raios-X do tórax e, principalmente, o ecocardiograma, o qual avalia com detalhes a estrutura do coração e a presença de anormalidade”, afirma o cardiologista.

As alterações cardíacas podem ser causadas por má formações, ou até por consequência de fatores externos. “A febre reumática é um dos principais fatores que causam alterações estruturais, pois a doença causa uma inflamação no tecido cardíaco. O envelhecimento também é um fator relevante, pois causa a calcificação das válvulas cardíacas, aórtica ou mitral”, relata o especialista. Além das válvulas cardíacas que permitem a passagem do sangue entre o coração e o corpo, as paredes do próprio coração também são causadoras deste distúrbio. Uma deformação na musculatura do coração pode provocar a passagem irregular do sangue entre as câmaras cardíacas.

O tratamento é realizado por medicação, em casos mais graves deve ser realizado uma intervenção cirúrgica. “A medicina tem avançado e muito em relação aos procedimentos cardíacos. Métodos menos invasivos estão sendo realizados para corrigir as alterações estruturais, um exemplo, é a troca de válvula aórtica feita por meio de uma pequena incisão na artéria femoral, localizada na perna, do paciente”, esclarece Mota. O procedimento percutâneo, ou seja, realizado a partir de uma incisão na pele, é feito de forma hemodinâmica, sem a necessidade de fazer um corte no peito do paciente. A técnica traz muitos benefícios ao paciente, atualmente utilizado em pacientes de alto risco parava cirurgia cardíaca, possibilitando uma recuperação e menos sangramento. O Hospital do Coração do Brasil foi o primeiro hospital a realizar o procedimento de troca de válvula de forma percutânea no DF.

IMAGEM CORPORATIVA COMUNICAÇÃO S/C LTDA.

Christiana Ribeiro
E-mail: christiana.ribeiro@imagemcorporativa.com.br
Fone: (61) 30398101

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria