Dica: Como evitar cãibras na realização de atividades físicas

Fazer alongamentos diariamente com faixas elásticas ajuda a melhorar a circulação sanguínea local,
a flexibilidade e a capacidade de contração dos músculos,
prevenindo o aparecimento de cãibra durante o exercício

alongamento01Muitas vezes durante ou depois de realizar uma caminhada, corrida, andar de bicicleta, jogar bola ou qualquer outra atividade, pode acontecer uma fisgada no músculo, desencadeando dor ou incômodo. São as cãibras, contrações involuntárias, que podem ser causadas por diferentes motivos, como por exemplo, desidratação, falta de sais minerais e vitaminas ou fadiga.

Para evitar que esse problema aconteça durante o exercício é importante manter os músculos alongados e o corpo hidratado. “O alongamento ajuda a diminuir o desconforto, pois trabalha com o movimento inverso da contração do músculo e aumenta a circulação de sangue no local”, explica a fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur (CREFITO 14408F), Tânia Fleig.

De acordo com a profissional, os músculos da perna são os mais sujeitos a sofrerem cãibras. O indicado é alongar essas partes do corpo para que as fibras musculares sejam trabalhadas no sentindo oposto que se exercitaram. Para isso, Tânia sugere o uso de faixas elásticas “Alongar com as faixas é uma atividade simples que pode ser feita a qualquer hora do dia e trabalhar com qualquer parte do corpo, além da facilidade que o acessório oferece para alongar-se de maneira independente e eficaz”. É importante lembrar de cuidar da postura e de respirar corretamente durante o exercício, inspirando pelo nariz e expirando através da boca.

A fisioterapeuta explica que a prática dessa atividade ajuda a diminuir os espasmos e a tensão, recuperando os músculos. “O alongamento deve ser contínuo para que os resultados comecem a aparecer, portanto, uma ideia é levar as faixas elásticas para o trabalho, academia ou algum ambiente que seja possível utilizá-las por alguns minutos para alongar.Outra dica da profissional é manter a posição de alongamento por aproximadamente 20 segundos.

Também é indicado massagear cuidadosamente o local da cãibra, “É uma outra maneira de ajudar a acelerar a circulação do sangue e acabar com o incomodo”, finaliza Tânia.

Confira abaixo uma dica de alongamento concedida pela fisioterapeuta:

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

Sing Comunicação de Resultados

Daniella Vergani, Janaína Leme,Tatiane Dantas e Melissa Sayon
Fone: (11) 5091-7808
dvergani@singcomunica.com.br
jleme@singcomunica.com.br
tdantas@singcomunica.com.br
msayon@singcomunica.com.br

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria