Gripe ou pneumonia? Entenda melhor os sintomas

Saiba a importância de identificar os sinais primários da gripe e evitar que eles se tornem um problema maior

gripe02Febre, coriza, tosse, dores pelo corpo e mal-estar generalizado são sintomas típicos de gripe. O que alguns não sabem é que a gripe e a pneumonia têm alguns aspectos parecidos e ambos acometem as vias respiratórias. No entanto, muitas vezes é difícil identificar a diferença entre eles. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, mais de 680 mil pessoas foram internadas com pneumonia no SUS¹.

Apesar dos sintomas serem parecidos, a gripe e a pneumonia têm características distintas. De acordo com o Dr. Mauro Gomes, diretor da Comissão de Infecções da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões. Na maioria das vezes é causada por bactérias, mas também pode ser ocasionada por vírus, como aqueles que provocam a gripe. “O vírus da gripe normalmente se manifesta em áreas localizadas na face e, algumas vezes, pode descer para o interior dos pulmões, especialmente em algumas situações onde há o comprometimento da imunidade do paciente. Por isso, é fundamental a prevenção da gripe para reduzir o número de mortes por pneumonia”, comenta o especialista.

Vários tipos de vírus podem causar gripes e resfriados, e não é simples identificar qual deles se instala no organismo. De acordo com o médico, o vírus Influenza costuma ser o mais agressivo e o que causa os casos mais graves, que podem levar ao óbito. A pandemia pelo vírus Influenza A-H1N1 exemplifica bem este fato e, nesses casos, a intensidade dos sintomas costuma ser maior.

Para aliviar os multissintomas da gripe e resfriados, além do mal estar causados por elas, existe no mercado opções de medicamentos, conhecidos como antigripais, um deles é o Multigrip®, medicamento com múltipla ação nos sintomas típicos das gripes e resfriados – fabricado pela Multilab, uma empresa do grupo Takeda. “Além disso, é preciso se preocupar com a higiene nesta fase dos primeiros indícios da doença, ou seja, lavar as mãos, utilizar álcool em gel, evitar lugares sem ventilação e cobrir a tosse é essencial”, diz o médico.

O especialista ainda comenta que, no inverno, as queixas de gripe e pneumonia aumentam.No frio, é comum a aglomeração de pessoas em ambientes menos ventilados, o que favorece muito a proliferação e penetração dos vírus na mucosa respiratória. As pessoas que têm hipersensibilidade a algumas substâncias também sofrem mais neste período porque estão mais sujeitas às reações alérgicas como, por exemplo, os intermináveis espirros e coceira na região nasal em quem tem rinite alérgica. Por conta disso, é preciso ficar atento aos sintomas e um importante sinal de alerta é a presença de febre, e sempre procurar um especialista para saber como proceder”, conclui o Dr. Mauro.

¹ Ministério da Saúde – SIH/SUS – fev/2013

Sobre Multigrip®

Multigrip® é um antigripal múltiplo com ação em congestão nasal, coriza, febre, cefaleia, dores musculares e demais sintomas típicos das gripes e resfriados. Presente no mercado brasileiro desde 2002, fabricado por Multilab, uma empresa do grupo Takeda, o medicamento está disponível nas apresentações: caixa (20 cápsulas), blíster avulso (10 e 4 cápsulas), sachê (sabor limão com mel e laranja), solução oral e solução oral-gotas (15 ml) com aroma de frutas vermelhas. Classificado como medicamento isento de prescrição (MIP), Multigrip® é líder de mercado no segmento de medicamentos antigripais¹.
¹ IMS Health. Auditoria Pharmaceutical Market Brazil. Fev/2013.

MULTIGRIP®

Multigrip® cápsula, solução oral, gotas pediátricas e granulado. paracetamol, maleato de clorfeniramina, cloridrato de fenilefrina. Indicações: Antigripal múltiplo com ação nas gripes, resfriados, congestão nasal, coriza, febre, cefaleia, dores musculares e demais sintomas presentes nos estados gripais. MULTIGRIP® É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO, NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS, POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS.” SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Outubro/2013
Registro MS – 1.1819.0021

Informações sobre a Takeda Brasil

A Takeda é uma companhia global orientada para pesquisas com foco no desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Na qualidade de maior companhia farmacêutica do Japão e uma das líderes globais da indústria, a Takeda tem o compromisso de lutar pela melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo por meio da liderança na inovação de medicamentos.
A Takeda comercializa produtos em 70 países, sendo especialmente forte na Ásia, América do Norte, Europa e Mercados Emergentes, incluindo América Latina, Russia-CIS e China. A Takeda é a 12ª maior companhia global no segmento de medicamentos de prescrição, 14ª no bloco BRIC e 18ª na Europa. As principais áreas terapêuticas incluem cardiometabólica, oncologia, gastroenterologia, respiratória e imunologia, sistema nervoso central, medicina geral e vacinas. Com a integração da Millennium Pharmaceuticals e da Nycomed, a Takeda vem se transformando, aumentando sua expertise terapêutica e alcance geográfico.
A Takeda está entre as 10 principais farmacêuticas do Brasil, tem duas fábricas instaladas no território nacional – Jaguariúna (SP) e São Jerônimo (RS) – e conta com quase 2.000 colaboradores. A área de OTC representa mais de 40% do faturamento da companhia e tem no portfólio produtos conhecidos como Neosaldina® (analgésico), Eparema® (digestivo) e Nebacetin® (antibactericida). A empresa prepara-se para lançar nos próximos anos novas áreas terapêuticas como oncologia e cardiometabólica.
A afiliada no Brasil adquiriu em julho de 2012 o laboratório nacional Multilab – com portfólio focado em medicamentos OTC, genéricos e genéricos de marca – com o objetivo de diversificar a carteira de produtos da companhia e aproximar-se ainda mais da nova classe média.
Há informações adicionais sobre a Takeda no site corporativo da empresa: www.takedabrasil.com

Informações sobre a Multilab e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda.

Fundada em 1988, a Multilab está entre as principais empresas do mercado farmacêutico brasileiro, com sede em São Jerônimo, RS. Investe constantemente no processo industrial, em pessoas e na ampliação do seu portfólio, que inclui medicamentos OTC, RX, Genéricos e Linha Hospitalar. Para mais informações, visite o site corporativo da empresa: www.multilab.com.br

Burson-Marsteller

Mariana Cooke – mariana.cooke@bm.com
Ana Carolina Patrão – ana.patrao@bm.com
Fabiana Delgado – fabiana.delgado@bm.com
Tel +55 11 3094 2247

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria