Dica: Os 70 alimentos importantes para o sangue

Conheça os 70 alimentos importantes para o bom funcionamento do sangue
Diretor da Colsan explica os benefícios e malefícios de determinadas comidas

alimentos01Amanhã, dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. O hematologista e hemoterapeuta, André Albiero, diretor da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), explica que a formação do sangue humano depende de três substratos obtidos pela alimentação, o ferro, o ácido fólico e a vitamina B12, que são fundamentais para o bom funcionamento do líquido no organismo.

Ainda de acordo com o diretor da Colsan, as anemias carenciais, causadas pela deficiência de um ou mais nutrientes essenciais para a produção de glóbulos vermelhos, podem ser evitadas com a alimentação saudável. Porém, algumas pessoas são portadoras de uma deficiência congênita da enzima, denominada G6PD. “Esse grupo de pessoas não podem comer fava (tipo de vagem), pois correm o risco de ter uma hemólise, uma rotura espontânea das hemácias”, conta Albiero.

Confira os 70 alimentos benéficos para o sangue:

Mais ricos em ferro:

quinua, aveia, trigo, cevada, pães com farinha 100% integral, feijões, lentilha, castanha-de-caju, avelã, amêndoa, pistache, tahine, semente de abóbora, gergelim, girassol, linhaça, agrião, rúcula, mostarda, damasco, pêssego, uva passa com semente, figo, sálvia, hortelã, salsa, tomilho, cominho, coentro, curry, melado de cana, açúcar mascavo, fígado, espinafre, amendoim, chicória, melão, nozes, castanha, ervilha, cogumelos, tomate e brócolis.

Fontes naturais de ácido fólico:

espinafre, aspargo, alfaces, nabo, feijões, ervilhas,chicória, sementes de girassol, abacate, amendoim, sumo de laranja, suco de abacaxi, cantalupo, melão, banana, framboesa, papaia, toranja, morango, beterraba, brócolis, nozes, milho, suco de tomate, suco vegetal, couve-de-bruxelas e gérmen de trigo. Entre os produtos de origem animal, fígado e os produtos do fígado, os ovos inteiros, e o “fermento do padeiro” são ricos nos folatos.

Com vitamina B12: 

carne, fígado, leite, queijo e ovos, mariscos, fígado de frango, coração de frango cozido e salmão cozido.

Obs.: Os alimentos repetidos foram eliminados da soma.

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