Procedimentos estéticos contribuem para melhora da autoestima

A busca pela beleza pode desencadear a liberação de serotonina e dopamina,
hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar

marcas01Manter a autoestima elevada é uma tarefa que envolve várias áreas da vida de uma pessoa. E sentir-se bela certamente constitui um dos caminhos mais certeiros para alcançar essa meta. Atuando no sentido contrário estão o estresse do trânsito, a pressão no trabalho, a falta de tempo para as atividades diárias, a sensação de não dar a atenção devida à família. Situações como essas estão relacionadas ao envelhecimento, à perda da beleza e, consequentemente, à diminuição da autoestima.

O mercado oferece inúmeras alternativas que ajudam no bem-estar. Algumas das opções atuam com foco no rejuvenescimento e na suavização das marcas de expressão, duas das maiores preocupações femininas nos dias de hoje. Mas até que ponto a beleza pode influenciar a autoestima? Quais os limites para se conquistar o bem-estar sem exagerar em procedimentos ou perder a personalidade?

A busca pela beleza faz, sobretudo, com que as pessoas melhorem sua autoestima e influenciem positivamente o meio social em que estão inseridas. “Essa busca pode desencadear a liberação de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, além de liberar outros hormônios, como a oxitocina, que tem a função de estreitar o vínculo afetivo, deixando as pessoas mais amáveis, menos agressivas e mais sociáveis”, diz o Professor Doutor Ricardo Monezi, da Unidade de Medicina Comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Os procedimentos estéticos podem interferir na personalidade e melhorar até o desempenho social e profissional. Segundo Monezi, para se sentir bonita e favorecer a autoestima, a pessoa não precisa se tornar escrava da beleza. “A beleza é muito relativa. Muitas vezes a pessoa não busca um rosto de atriz de cinema e sim algum recurso que proporcione bem-estar. Isso já é uma alavanca para a autoestima”, explica o psicólogo. “O homem não deve ser prisioneiro de estereótipos impostos pela sociedade para se sentir bonito. O sentir-se bem é o suficiente para contribuir para saúde de maneira integral”, completa.

Rejuvenescer sem perder a identidade

Amenizar rugas e marcas de expressão não significa apagar os sinais da vida ou as experiências já vivenciadas.É natural que as pessoas acumulem essas marcas na pele, mas amenizá-las não significa esquecer os momentos ou apagar as experiências e, sim, buscar o bem-estar”, afirma Monezi.

As irmãs gêmeas Selma e Sônia Bombachini, de 60 anos, vivenciaram a experiência de amenizar as rugas e as marcas de expressão. Porém, por enquanto apenas a Selma se submeteu a um tratamento estético com toxina botulínica e preenchedor. “Rejuvenesci alguns anos. Estou me sentindo ótima, mais motivada e mais bonita. Sem contar que o efeito natural obtido me deixou bem feliz e com a autoestima renovada. Isso me deu mais energia para as atividades sociais. Sinto-me mais animada para sair e encontrar os amigos”, relata.

Sônia, ao ver os efeitos positivos na irmã, ficou ainda mais motivada a dar início ao seu tratamento, previsto para o final de novembro. “Sempre fomos idênticas, mas pude notar claramente os efeitos do tratamento em sua autoestima e qualidade de vida. Percebi que também posso melhorar a minha aparência e me sentir mais bonita. Quero rejuvenescer com um aspecto natural e sem deixar de lado os traços da minha identidade original”, conta Sônia.

Sobre a Merz-Biolab

A Merz-Biolab é uma joint venture formada em 2009 entre o laboratório alemão Merz Pharmaceuticals e o brasileiro Biolab para atuar no mercado estético e terapêutico. A parceria entre as duas empresas traz ao mercado brasileiro XEOMIN®, a única toxina botulínica tipo A livre de complexos proteicos e sem necessidade de refrigeração antes da reconstituição. Traz também o preenchedor Radiesse®, composto por micropartículas de hidroxiapatita de cálcio uniformes em tamanho e forma que garantem ao produto efeito imediato e duradouro, preenchendo e estimulando a produção de colágeno do próprio paciente.

CDN COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA

Renata Silveira
E-mail: renata.silveira@cdn.com.br
Fone: (11) 36432842

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria