Água ou isotônico? Qual o melhor para sua hidratação?

Atualmente nas academias é muito freqüente a dúvida sobre qual
a melhor opção de hidratação durante e depois dos treinos.

isotonico01Considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício, principalmente pelo suor (sudorese), nossa ingestão hídrica deve ser aumentada para que a desidratação não interfira no funcionamento do nosso organismo e no desempenho do treino.

Sendo assim, a hidratação deve ser feita desde o início da atividade porque não importa apenas o quanto você ingere, mas também a frequência. Até porque a sede é um sinal tardio de desidratação (o corpo está pedindo água).

Em qualquer atividade física não existe a necessidade que a hidratação seja feita com algo além da água, a não ser que essa atividade ultrapasse uma hora.

Isso porque as reservas glicêmicas do nosso organismo seriam suficientes para manter a glicemia sanguínea em níveis aceitáveis, porém, ultrapassada essa duração, as bebidas esportivas que contenham apenas carboidrato seriam as alternativas mais interessantes para fornecerem substratos energéticos que retardariam a fadiga durante a atividade.

E os isotônicos? Para que não haja confusão, bebidas isotônicas são chamadas assim por conterem uma concentração de eletrólitos semelhante aos fluidos do nosso corpo e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea. Elas contêm também carboidrato que reduzem o esvaziamento gástrico, por isso sua ingestão só é aconselhada para atividades com durações maiores.

O objetivo da ingestão dos eletrólitos dos isotônicos é a reposição do que foi perdido no suor. A reposição eletrolítica evita perdas de sódio que por sua vez ajudam a reter a água no organismo. Os carboidratos por sua vez, além de melhorarem o sabor, estimulam a absorção de líquido e dos eletrólitos e, como foi dito, são essenciais no retardo da fadiga.

A temperatura ambiente e o tecido das roupas utilizadas nos treinos também colaboram para manter uma boa hidratação.

Então não esqueçam:

E bons treinos

Alexsander Whitaker – Nutricionista esportivo da Edge Life Sports

Sobre a EDGE LIFE SPORTS

Uma academia projetada para oferecer o melhor, lugar ideal para fortalecer o corpo, fazer amigos e deixar a vida em forma. Um lugar único e do tamanho dos seus objetivos, melhores equipamentos, climatização, sonorização e ambientação com conforto total para você relaxar e definir seus objetivos e seu corpo.
Eduardo Arnaut, proprietário, esportista de performance competitiva, reúne a experiência empresarial e a paixão pela atividade física neste projeto que tem como objetivo a diferenciação por meio da valorização da inovação e o acompanhamento personalizado para garantir saúde, bem-estar e performance.
Infra-estrutura: São 8 andares, para sua segurança e comodidade. Programas dedicados a qualidade de vida e ao bem-estar. Profissionais especializados para acompanhar você na sua atividade física.

Twitter: @EdgeLifeSports
facebook.com/edgelsports
Blog: www.edgelifesports.com.br/blog
www.edgelifesports.com.br

Informações para imprensa
JULIANA ARLIANI
Assessora de Imprensa e produtora
Contato: 11 94986-8434
E-mail: juliana@inassessoria.com.br

CARINA BASSO
Assessora de Imprensa e jornalista
Contato: 11 2283-2729 ou 11 7818-8054

In Assessoria de Comunicação e Imprensa

Hypies Produções Artisticas Ltda
In Assessoria de Comunicação e Imprensa
E-mail: imprensa@inassessoria.com.br
Fone: (11) 22832729

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria