Mitos e verdades sobre as Próteses Penianas infláveis e maleáveis

Ainda desconhecida por boa parte da população masculina e cercada de estigmas,
a prótese peniana avançou nestas quatro décadas e é uma alternativa para homens com disfunção erétil orgânica

peniana01Urologista Sidney Glina explica que cerca de 20% dos homens não respondem ao tratamento medicamentoso

Há 40 anos, surgiam as primeiras próteses penianas maleáveis e infláveis do mundo, tecnologia utilizada até hoje e que mudou a história do tratamento da disfunção erétil, até então sem nenhuma opção de terapia realmente eficaz (www.40anosproteses.com.br). Cercadas de mitos e desconhecimentos, as próteses penianas passaram por uma série de avanços, sendo consideradas até hoje a opção mais segura e eficaz para homens com disfunção erétil orgânica. Estudos mostram que cerca de 52% dos brasileiros entre 40 e 70 anos apresentam algum tipo de disfunção erétil, cerca de 25 milhões de homens com o problema no país.

As próteses penianas são indicadas quando o homem possui disfunção erétil orgânica e não responde mais aos medicamentos e às injeções – que são aplicações de medicamento diretamente no corpo cavernoso para facilitar a ereção. Cerca de 20% dos homens com disfunção erétil não obtêm resultados com o tratamento medicamentoso”, explica o urologista Sidney Glina, chefe do Departamento de Urologia do Hospital do Ipiranga, em São Paulo. “Alguns deles acreditam que é o fim da sua vida sexual e que não há outras alternativas de tratamento, o que traz sofrimento e piora na qualidade de vida” afirma Glina.

Próteses Penianas

De acordo com o médico, há muita desinformação sobre a prótese peniana. “Alguns homens acreditam é preciso retirar o pênis para implantar a prótese peniana, o que é um absurdo. A prótese é colocada nos corpos cavernosos, inteiramente contida no corpo, sem nenhum dispositivo aparente e externo”, explica.

As próteses penianas infláveis foram inventadas em 1973 pelo cientista e urologista norte-americano, Brantley Scott, que reuniu suas habilidades cirúrgicas e artísticas – Scott era fotógrafo, pintor e escultor – para desenvolver o modelo que até hoje é padrão na medicina. Produzida pela American Medical Systems, empresa fundada pelo cientista, a primeira prótese peniana inflável se chamava Fluid Transfer System, e já trazia o sistema de controle da ereção por meio do acionamento de uma bombinha.

No Brasil, há sub-indicação de próteses penianas. Muitos pacientes poderiam restabelecer sua vida sexual por meio do tratamento, mas não recebem orientação ou não tem acesso ao implante. Falta informação aos brasileiros sobre as próteses penianas”, afirma Glina.

Como funciona?

Existem dois tipos de próteses penianas: as maleáveis e as infláveis. As próteses penianas maleáveis são compostas de dois cilindros metálicos revestidos por polietileno e com uma camada de silicone. Estas próteses permitem que o paciente posicione o pênis para cima na ocasião do coito ou para baixo, após a relação sexual, criando uma ereção permanente.

Já as próteses infláveis simulam a fisiologia da ereção normal por meio da implantação de dois cilindros, uma bomba e um reservatório. Para obter uma ereção, o paciente aciona uma pequena bomba implantada no escroto que, ao ser pressionada, transfere o líquido do reservatório para os cilindros, ocorrendo a ereção. Para desinflar, o paciente deve acionar a mesma bombinha, que irá esvaziar os cilindros e deixar o pênis na posição de repouso.

Mitos e Verdades sobre as próteses penianas infláveis

Eu continuo sentindo prazer após a colocação da prótese?

Verdade. Se o homem costumava sentir prazer na relação sexual, ele vai continuar com a sensação após a implantação da prótese peniana. Como não se mexe na inervação e nem na glande, a sensibilidade fica totalmente preservada.

Eu vou ejacular usando prótese peniana inflável?

Verdade. Se o homem ejaculava antes da implantação da prótese, ele vai manter a ejaculação após o implante.

O pênis fica firme o suficiente para ter uma relação sexual prazerosa?

Verdade, nas próteses infláveis o pênis fica bastante rígido, já que os cilindros se preenchem com o líquido do reservatório, fazendo o papel do sangue.

Se eu tiver relação com alguém e não contar que uso prótese, a pessoa vai perceber?

Depende. A prótese é discreta e fica inteiramente contida no corpo, sem nenhum dispositivo aparente e externo. Pode sim passar despercebida.

Eu corro o risco de inflar a prótese acidentalmente e me colocar em uma situação embaraçosa?

Mito. As próteses infláveis são acionadas pelo próprio homem por meio de uma bombinha localizada no escroto, por isso este risco é pequeno.

Se eu abraçar alguém, a pessoa vai achar que estou com uma ereção?

Mito. No caso das próteses infláveis isso não acontece, uma vez que o homem tem o controle da ereção e consegue voltar ao estado de repouso do pênis após a relação sexual.

A cirurgia para colocação da prótese peniana é complicada?

Mito. O procedimento cirúrgico é seguro e o período de internação varia em torno de 24 horas. As próteses mais modernas apresentam um revestimento com antibióticos, o que reduz a ocorrência de infecção. É preciso esperar seis semanas até ter a primeira relação sexual e uma semana para dirigir.

Saiba Mais

www.40anosproteses.com.br

Sobre a American Medical Systems

Fundada em 1972, a American Medical Systems – AMS – está presente em mais de 60 países e é referência mundial em soluções para o tratamento de doenças como hiperplasia benigna da próstata, incontinência urinária e prolapso genital, além de desenvolver próteses para disfunção erétil. A empresa é conhecida por investir em tecnologias inovadoras e minimamente invasivas, capazes de reduzir os riscos das cirurgias e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Agência NoAr

Mariana Machado Hinkel Administrativo.
Luiz Fernando Invernizzi
E-mail: fernando@agencianoar.com.br
Fone: (11) 31703094

Tags:, ,

41 Comments Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria