Dica: Saiba como aproveitar o verão ao lado do seu pet

Atividades esportivas e brincadeiras são opções para manter os cães entretidos e saudáveis

pets02O verão e as férias finalmente chegaram, é hora de aproveitar e tirar os pets da rotina. Eles podem ser importantes aliados nas caminhadas, brincadeiras e passeios em família. A Comac (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN), que atua em parceria com veterinários e especialistas do segmento, traz dicas de atividades para os donos curtirem os momentos de folga e lazer junto dos seus animais. Entre as opções de atividades esportivas que os bichinhos adoram está a caminhada. Prática que faz bem tanto para o animal quanto para seu tutor. Trata-se de um exercício físico excelente para a saúde do pet, sobretudo os que ficam em casas ou apartamentos por muito tempo.

Porém é necessário que seja aplicado de forma gradual e de acordo com o porte físico deles, para não causar traumas com os passeios. É preciso começar devagar: na primeira semana andar apenas 5 minutos, duas vezes por semana. Na seguinte, acrescentar mais 3 minutos e mais um dia na semana. E assim aumentando a carga conforme o tipo físico do animal. Se é ativo, sedentário, gosta de andar, pular, ou de ficar tranquilo. Também se relaciona com o tamanho: grande, médio ou pequeno porte. Sempre respeitando o limite do pet e do seu proprietário. Eles podem passear soltos ou encoleirados. Os gatos não costumam gostar das coleiras, é necessária adaptação prévia ao adereço.

Em se tratando de brincadeiras, a lista de atividades que eles adoram e que os tutores também podem se divertir é grande. Cães e gatos adoram o pega-pega, mas cada um tem uma maneira de brincar. Os felinos ficam fascinados em tentar pegar um pedaço de barbante ou corda que o dono rasteja perto deles. Já os cães gostam de buscar um objeto atirado pelo seu dono e trazê-lo de volta. Também é um ótimo exercício para ensinar o cachorro a trazer os objetos que se deseja. Outra brincadeira que pode ser usada neste momento é o cabo de guerra. Alguns cães amam este desafio de tentar puxar algo que está preso. Típica da infância, o esconde-esconde também faz sucesso entre os pets.

Com o gato, basta o tutor se esconder em algum lugar e depois aparecer rapidamente, para que ele veja onde seu dono está. As crianças costumam adorar essa brincadeira em parceria com o bichano. Com os cães é um pouco diferente, o dono se esconde com um petisco favorito, tenta aparecer rapidamente, ou faz algum barulho pequeno para atiçar a atenção do animal. Também pode aproveitar o momento para educa-lo a partir do petisco favorito, não dando o alimento caso o cachorro faça algo errado durante a brincadeira. A mais simples de todas é correr pelo quintal ou pelo parque chamando o animal, para que ele corra atrás e, quando alcança seu dono, seja recompensado com um petisco ou carinhos. “Dois fatores importantes são estipular quais objetos podem ser usados nas brincadeiras, e quando as brincadeiras começam e devem terminar. Pois estipulando esse limite, o tutor mostra ao animal que está no controle da situação,” segundo a Dra. Ceres Faraco, veterinária parceira da Comac.

Sobre a Comac

A Comac (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), criada em 2007, visa estruturar um ambiente de intercâmbio de informações e ideias, propondo e executando ações que estimulem o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, em especial nas áreas ligadas à saúde animal. Tem por objetivo tratar dos assuntos ligados ao mercado de animais de companhia (cães e gatos), visto como um dos mais importantes e crescentes segmentos da indústria veterinária brasileira e mundial. Através de pesquisas do segmento, a Comac deseja informar sobre os benefícios da relação entre os animais de estimação e o homem, a importância do médico veterinário na prevenção de doenças e na manutenção da saúde dos animais, valorizando a medicina veterinária e seus profissionais.

HOLOFOTE ASSESS. EM COMUNICAÇÃO S/C LTDA

Ivan Dognani
E-mail: ivan@holofote.com
]Fone: (11) 30447791

Tags:, , ,

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria