Cuidados com a saúde bucal começam na gravidez

Evite complicações: cuidados com a saúde bucal devem começar já na gravidez
Quando o assunto é higiene bucal, engana-se quem pensa que a necessidade de
cuidados especiais só chega junto com os primeiros dentes.

gravidez02A dra. Sonia Pineda Vicente, cirurgiã dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e presidente da Câmara Técnica de Odontopediatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), explica que, antes mesmo dos primeiros dentes surgirem, cuidados com higiene e alimentação se tornam presentes na rotina diária de mães e filhos.

O que algumas pessoas ainda não sabem é que antes dos primeiros dentes surgirem na cavidade bucal, existem medidas de prevenção que precisam ser seguidas”, alerta a especialista, destacando que os cuidados bucais devem estar presentes desde a gestação.

As gestantes não devem dispensar o acompanhamento odontológico durante a gravidez. É importante lembrar que algumas infecções bucais podem, até mesmo, ocasionar complicações obstétricas”.

Segundo a especialista, além de evitar complicações, o acompanhamento odontológico nesta fase ajuda as mulheres, futuras mamães, a esclarecer dúvidas a respeito da própria saúde e da saúde bucal do futuro bebê.

Primeiros cuidados

Visitas regulares a um odontopediatra são fundamentais para a saúde bucal infantil, reduzindo a incidência de lesões de cárie e auxiliando os pais a entenderem o desenvolvimento bucal da criança.

O acompanhamento odontológico na infância é importante não só para que se estabeleça uma rotina de cuidados com a saúde bucal, mas para que a mãe também possa sanar dúvidas a respeito do crescimento e desenvolvimento das arcadas, da face, características bucais do recém-nascido, erupção dos dentes decíduos, dúvidas com relação à alimentação, tipos de alimentos e cuidados com a higiene bucal, como tipo de escova de acordo com a faixa etária, creme e fio dental”.

Mas não basta apenas levar a criança ao odontopediatra, é necessário promover mudanças nos hábitos de toda a família. De acordo com a dra. Sonia Pineda, alimentação apropriada e cuidados com a higiene são o primeiro passo para o desenvolvimento de dentes saudáveis.

Além de ser o melhor alimento para o bebê, o leite materno é fundamental para a saúde bucal. O aleitamento auxilia no crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias. E com o surgimento dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses, as mães também precisam ficar atentas a higienização após as mamadas e refeições. Esse cuidado é essencial para uma boa saúde dos dentes”.

O primeiro contato da criança com o odontopediatra deve ocorrer logo nos primeiros meses de vida e, a partir daí, o ideal é que se crie o hábito de consultas regulares. A dra. Sonia Pineda comenta que o número de consultas ao dentista deve estar em torno de 2 a 3 vezes ao ano, podendo aumentar dependendo da necessidade.

Dentista sem trauma

O contato das crianças com o odontopediatra logo nos primeiros meses de vida é fundamental também para afastar outro problema bastante comum na infância: o medo do dentista.

Esse comportamento cria uma distância entre a criança e o profissional e pode interferir no tratamento.

Muitas crianças sofrem com um medo de origem irracional. O acompanhamento desde os primeiros meses ajuda a driblar isso. Ao receber a criança em seu consultório, o odontopediatra deve conduzir o tratamento de forma a diminuir as angústias presentes e estabelecer um vínculo de confiança entre ele e o paciente”.

Para os pais, a dica é tentar tranquilizar as crianças evitando a associação entre a ida ao dentista, ou ao médico ou outro profissional da saúde com castigos e ameaças. Evitar comentários negativos em relação à ida ao dentista e ter uma conversa explicando sobre a importância e a necessidade do procedimento pode ser muito eficaz.

Não perca!

Em breve a Câmara Técnica de Odontopediatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), lançará um folder explicativo destinado à população, com informações e dicas a respeito da saúde bucal infantil.

Acontece Comunicação e Notícias

Tel.: (11) 3873-6083 / 3871-2331
Monica Kulcsar, Patricia Boroski, Kelly Silva
acontece@acontecenoticias.com.br
www.acontecenoticias.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria