Gravidez após os 35 anos: como se preparar para a gestação

O primeiro passo é procurar um especialista.
O obstetra deverá acompanhar a gestação desde o início até o nascimento do bebê

gravida01Adiar a gravidez é uma escolha muito comum entre as mulheres atualmente. Cada vez mais a vida profissional, a situação econômica ou mesmo, fatores sociais, fazem com que o desejo da maternidade seja concretizado um pouco mais tarde. Somente em São Paulo, dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) mostrou que o número de mães entre 35 e 39 anos aumentou 2,3% em dez anos.

A decisão de ter filhos a partir dos 35 anos, no entanto, merece todo um acompanhamento médico especial, já que, nesta faixa etária, as chances de engravidar caem em 25%. Segundo a ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dra. Paula Bortolai, toda mulher nasce com uma quantidade específica de óvulos, que varia entre seis a sete milhões.Ao nascer, a menina já perde 80% dos óvulos e na puberdade restam de 300 a 500 mil. Em 30 anos de vida reprodutiva, estima-se que apenas 500 óvulos serão selecionados para serem ovulados. E, depois dos 35 anos, tanto a quantidade, quanto a qualidade dos óvulos diminuem, restando chances menores de 10% para engravidar”, explica a médica.

Os cuidados com uma gestação nesta faixa etária também devem ser intensificados, pois os riscos à saúde são maiores. “Abortos e bebês prematuros, em decorrência de complicações como diabetes e hipertensão, são alguns dos riscos, assim como, a ocorrência de doenças genéticas, dentre elas, a Síndrome de Down”, esclarece Dra. Paula.

Para ter uma gestação segura nessa idade, é importante adotar algumas medidas para reduzir as chances de ocorrerem problemas à saúde. O primeiro passo é procurar um obstetra para o acompanhamento da gestação. “O especialista fará um check-up geral da saúde da mulher, com destaque a testes de imunidade, dentre outros exames indispensáveis durante a gravidez. Com um pré-natal adequado é possível reduzir os riscos e fazer com que a mulher aproveite essa fase tão encantadora, de forma bastante tranquila”, ressalta a ginecologista.

VITRIFICAÇÃO, MÉTODO PROMISSOR –

Para as mulheres que desejam postergar a maternidade, a especialista recomenda a técnica de congelamento de óvulos, por meio da Vitrificação. “Este é um método de preservação da fertilidade. Com ele, os óvulos maduros são congelados e as suas características, mesmo após o descongelamento, são resguardadas”, explica.

Quando a mulher decidir utilizar os seus óvulos, eles serão descongelados e fertilizados com espermatozóides. Por isso, o tratamento deve ser sempre a fertilização in vitro (FIV). “Os embriões formados serão transferidos para o útero e o teste de gravidez é feito em aproximadamente 12 dias”, esclarece a médica.

Porém, o ideal é que o congelamento seja feito até os 35 anos de idade, pois os resultados são melhores. “Se a mulher pensa em ter filhos somete após os 35 anos é essencial que converse com seu médico para avaliar a possibilidade de criopreservação”, alerta.

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis nasceu em São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco e em medicina reprodutiva. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro.
www.criogenesis.com.br

Dezoito

RÁI COMUNICAÇÃO & MARKETING
Suênia Cardoso
E-mail: suenia.moraes@dezoitocom.com.br
Fone: (11) 36744400

Tags:,

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria