Carnaval: 5 cuidados para crianças com câncer curtirem a folia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE),
crianças em tratamento oncológico também podem desfrutar do Carnaval

solx01Crianças e adolescentes em tratamento oncológico encontram-se mais suscetíveis a infecções. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), por essa razão é importante que pacientes em tratamento oncológico evitem locais aglomerados, alimentos com procedência desconhecida, contato com crianças que tenham doenças infecciosas e locais que favoreçam o desenvolvimento do mosquito da dengue, além de evitar a exposição solar em excesso, porque alguns quimioterápicos provocam sensibilidade na pele e em exposição ao sol podem deixá-la com manchas.

A oncologista pediátrica Carla Macedo, presidente da SOBOPE, explica que a fadiga e o cansaço são outros sintomas que podem estar associados ao tratamento, portanto, é importante que os pais evitem oferecer atividades enérgicas ou manter a criança em locais abafados.

Para aproveitar melhor a folia, a SOBOPE elenca cinco dicas essenciais para as crianças e adolescentes com câncer em tratamento:

1 – Roupas 

Utilize roupas leves, claras e soltas, isso facilita a transpiração. Vestimenta esportiva é altamente recomendada como camisetas, regatas, shorts e calças de tecidos de algodão e poliéster.

2 – Alimentação

Prefira alimentos ricos em água, como as frutas. A ingestão de alimentos crus deve ser evitada, ferva ou refogue alimentos e depois coloque-os na geladeira, para melhorar a aceitação. Em consequência de alguns sintomas apresentados decorrentes do tratamento como náusea e vômitos, estimule a ingestão de alimentos gelados e fracionados. É importante higienizar as frutas e legumes de maneira adequada, mergulhando de 15 a 20 minutos em uma vasilha com um litro de água potável e uma colher de sopa de água sanitária ou um litro de água potável para duas colheres de vinagre.

3 – Lembre-se de ingerir líquidos

Ofereça com frequência água (filtrada e fervida ou água mineral) ou suco, principalmente nos intervalos entre as refeições. A sugestão é a ingestão de 1,5 a 2 litros por dia. No preparo dos sucos, as frutas devem ser preferencialmente com cascas íntegras e sem partes estragadas.

4 – Evite água parada

É necessário evitar tomar banho em piscinas, açudes, lagoas ou praias porque são lugares onde existem uma grande probabilidade de contaminação por meio de agentes infecciosos. Este tipo de ambiente que possui aglomeração de germes e bactérias.

5 – Proteção solar, cuidado com a exposição!

Embora os protetores solares sejam essenciais e atualmente são apresentados nas mais diversas formas, eles não protegem completamente a pele, por isso é importante complementar com outras ações. Aplique o protetor solar 30 minutos antes de sair ao sol, o fator de proteção deve ser maior do que 30 FPS e ser adequado a cada tipo de pele. Os raios UV são mais prejudiciais ao meio dia. Chapéus e óculos-escuros são ótimas opções.

RS Press

(11) 3868-2505 / (11) 3672-4197
Thauan Fidelis – thauanfidelis@rspress.com.br
Nicolli Oliveira – nicollioliveira@rspress.com.br

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria