Dicas de alimentação para ter energia no Carnaval

Vai brincar no Carnaval? Dicas de alimentação para ter energia de sobra 
Com alimentação adequada é possível garantir energia e disposição
para curtir a folia e reduzir os efeitos do consumo da bebida

carnaval_m01O Carnaval está chegando e além de preparar a fantasia é importante cuidar da alimentação para garantir energia suficiente para os dias de folia. A professora Vanessa Yuri Suzuki, docente do curso de Nutrição da Anhembi Morumbi, integrante da rede de universidades Laureate, ressalta que “as refeições antes da folia devem ser leves e ricas em carboidratos e moderada em gorduras, como uma massa integral com molhos de tomates frescos. Frutas e sanduíche natural são recomendados para lanchinhos rápidos e a água deve ser consumida em abundância, para evitar a desidratação decorrente da transpiração”, afirma.

Devem ser evitados alimentos ricos em gorduras, inclusive, os molhos como o branco, carnes gordas e pratos como a feijoada, pois possuem digestão lenta e podem causar desconfortos intestinais. O excesso de sal também deve ser evitado para não causar retenção de líquidos.

Neste período, o consumo de bebidas alcoólicas também é elevado. Recomenda-se, porém não ingerir quando o estômago estiver vazio. A professora Vanessa ressalta que: “o ideal é que entre uma dose e outra, seja consumido um copo de água, suco, ou água de coco que mantém o corpo hidratado e evita a ressaca”.

Quarta-feira de Cinzas

Na quarta-feira de cinzas é dia de adotar uma dieta saudável para desintoxicar, incluindo no cardápio alimentos integrais como arroz, pães e macarrão, frutas como mamão, maça e banana, leguminosas como grão-de-bico e lentilhas, vegetais crus e cozidos como couve-manteiga, brócolis e couve flor e peixe grelhado, sempre caprichando na ingestão de água.

Uma boa opção para começar a quarta-feira de cinzas cuidando da saúde é incluir no lanche da manhã um suco verde” destaca a professora.

Receita de suco verde

Bata no liquidificador:

O suco de frutas enriquecido com folhas de vegetais verde-escuros contém pigmentos e nutrientes importantes como o folato, o ferro, o magnésio, a vitamina C, as fibras, os carotenóides e a clorofila, que são ricos em compostos bioativos, anti-inflamatórios e antioxidantes que neutralizam os radicais livres, diminuem o inchaço e melhoram as funções hepáticas, contribuindo para um melhor estado de saúde”, conclui a professora.

Alerta:

É importante adotar hábitos de vida saudáveis. O suco verde, assim como outros, pode ser substituído por saladas de folhas verdes escuras e frutas, com alimentos naturais. Incluir, sempre, mais frutas e verduras na alimentação ajuda na prevenção de doenças.

Os sucos não podem ser prática isolada, já que os trabalhos científicos trazem o benefício dos nutrientes dos ingredientes (alimentos) e não dos sucos.

*A Profª Vanessa Yuri Suzuki está à disposição para entrevistas.

Sobre a Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 30 países, com 72 instituições de ensino superior e mais de cem câmpus, totalizando 780 mil alunos. São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis câmpus estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú. A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Sobre a Rede Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições de ensino que possuem mais de 40 campi em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil as instituições: BSP – Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Sobre a Laureate International Universities

Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por mais de 75 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Mais de 800 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 30 países da América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia/Pacífico e Oriente Médio.
As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito, educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação. William J. Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, é Chanceler Honorário da Rede Laureate International Universities. Nesse papel, aconselha a rede sobre temas ligados a responsabilidade social, liderança jovem e aumento do acesso ao ensino superior. Para mais informações visite o site www.laureate.net.

Universidade Anhembi Morumbi

Empresa ISCP – Sociedade Educacional S/A
Imprensa
E-mail: imprensa@anhembi.br
Fone: (11) 32931650

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria