Os riscos da busca pelo corpo ideal

Emagrecimento saudável: em busca do corpo ideal muitas pessoas se arriscam
em dietas malucas e medicamentos perigosos
Cardiologista do Itu Garden SPA, Dr. Caio Gaiane dá dicas para uma perda de peso benéfica.

dietax01Cada vez mais as pessoas estão fazendo de tudo para emagrecer, desde fazer dietas “milagrosas” até tomar remédios sem prescrição médica o que pode ser um grande risco para a saúde.

Para o Dr. Caio Gaiane, cardiologista do Itu Garden SPA, isso tem se tornado cada vez mais alarmante, “confesso que tenho me preocupado muito com pessoas que querem emagrecer a qualquer custo e acabam tentando de tudo, medicamentos, dietas malucas e exercícios físicos sem orientação médica”, comenta o cardiologista.

Segundo o Dr. Caio, ainda não é possível encontrar no mercado, medicamentos totalmente seguros para o emagrecimento, isso porque todos têm efeitos colaterais. Alguns podendo ser efeitos nocivos sobre o coração, causando arritmias cardíacas, por exemplo.

A maneira mais saudável para se perder peso, ainda é a famosa dieta prescrita por um profissional, associada a exercícios físicos, “Durante esses anos que desenvolvo trabalho focado na saúde do corpo, tenho observado que emagrecer rápido não é bom para saúde e acaba fazendo com que a pessoa recupere tão rapidamente o peso eliminado, o que acaba provocando o conhecido efeito sanfona”, pontua o cardiologista.

O mais indicado, segundo o Dr. Caio, é que as pessoas que buscam o emagrecimento estipulando metas de médio a longo prazo. Caso você precise ou queira perder 5 Kg, estipule um prazo de 2 a 3 meses, que é o tempo ideal para o corpo responder a nova dieta e estímulos. Caso o peso a ser eliminado seja o de 10kg pense algo em torno de 6 meses, mas se o seu caso é eliminar 20 kg a meta é a longo prazo, podendo ser de 1 ano.

O mais importante é pensarmos em re-educação alimentar ao invés de investir em dietas malucas ou alguma que funcionou para uma pessoa. O que as pessoas precisam compreender é que dieta não é padrão, ela pode funcionar para alguém que perdeu 5 kg, mas não funcionar para alguém que quer perder 10, por exemplo.

Para o cardiologista, a fórmula é simples, “coma fracionado, a cada 3 ou 4 horas, se possível no mesmo horário e dividindo as refeições em até 6 vezes durante o dia todo. Inove no cardápio, variando o seu prato do dia a dia, não fique só no arroz e feijão, faça um prato de salada ou de frutas ou até mesmo só com proteínas. E o mais importante, não pule as refeições, isso não é bom para a saúde”, aconselha o doutor.

Outro ponto importante é que antes de qualquer re-educação alimentar é preciso se consultar com um especialista para que ele estipule quantas calorias devem ingerir por dia na sua dieta.

Dr. Caio ainda alerta para outros passos importantes durante o período de emagrecimento, como por exemplo, evitar o açúcar refinado e demais alimentos que contenham esse ingrediente, como pães, doces e bolos. Isso porque o açúcar refinado só tem a função de engordar.

Dê preferência aos alimentos integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, segundo o especialista, isso faz toda diferença, “estes são os carboidratos que fazem bem a saúde”. Deixar a dieta mais colorida com o uso de legumes, verduras e frutas, isso torna tudo mais atrativo e saboroso. E se feito com frequência o uso de polivitaminicos não se torna necessário.

Beber muita água também é uma dica obrigatória se você busca a perda de peso, segundo oriente o doutor é recomendado o consumo de aproximadamente dois litros por dia, mas nunca durante as refeições.

Uma dieta desintoxicante também é uma dica importante para o bom rendimento da dieta. “Na segunda-feira, uma dica é fazer dieta líquida, é bom, desintoxica e ainda dá um up para a semana de regime”, comenta.

O Dr. Caio ainda destaca a importância de complementar a dieta com exercícios físicos após permissão médica. Com essas orientações você poderá ter um emagrecimento saudável e com um excelente resultado, sem sofrer com o indesejado efeito sanfona.

MKT Comunicação

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Aline Boueri
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