A soja na luta contra o envelhecimento da pele e as celulites

Grão contém isoflavonas, que atuam contra os radicais livres ajudando
na prevenção de duas das maiores preocupações femininas

soja01Como qualquer outro tecido corporal, a pele tem necessidades nutricionais específicas para garantir sua formação, desenvolvimento e regeneração adequados, assim como uma correta realização das suas funções biológicas. Além disso, sabemos do importante papel da pele na aparência física, principalmente quando associada à percepção da idade e a beleza dos indivíduos. Mas, mesmo contra nossa vontade, a pele passa por transformações decorrentes do envelhecimento do tecido, tanto pelo tempo ou pela alta exposição ao sol, quanto pelos fatores ambientais.

Com o passar do tempo, ocorrem alterações moleculares que desencadeiam alterações orgânicas e levam ao envelhecimento da pele. As isoflavonas, presentes em grande quantidade na soja, apresentam diversos benefícios para a pele, sendo muito utilizadas em cosméticos, principalmente em produtos para retardar o envelhecimento. Os mecanismos de ação das isoflavonas passam por prevenção e redução da degradação do tecido e do colágeno presente na pele, pois combatem os radicais livres e estimulam fatores que melhoram a qualidade da pele.

Outro dos grandes vilões da mulherada hoje em dia é a celulite, presente em cerca de 90% das mulheres (e nem todas com excesso de peso!). A celulite aparece geralmente nas coxas e nas nádegas e é ocasionado pelo hormônio estrogênio, que faz com que a mulher acumule mais gordura do que o homem. À medida que a pele envelhece, ela fica mais fina, tornando a celulitemais evidente. Qual a relação, então, das isoflavonas nessa atuação do estrogênio? O que ela faz para prevenir a celulite?

O hormônio estrogênio contribui para a modelagem (conteúdo gorduroso) dos contornos do corpo feminino e para a maturação do esqueleto, preparando o corpo da mulher para a gravidez. E esse aumento do tecido gorduroso causa a celulite. No tecido adiposo, existem algumas fibras ao redor da célula que se ligam à musculatura encontrada abaixo e que separam as células adipócitas em grupos. Na mulher, essas fibras são retas e perpendiculares à pele, o que permite que, quando há aumento dessas células, a gordura se insinue na pele formando as famosas covinhas de depressões. As isoflavonas auxiliam na regulação dos fatores predisponentes e reparo das alterações que o tecido já sofreu a partir do restabelecimento do tecido, evitando o aumento da permeabilidade vascular, reduzindo edema (acúmulo de líquido) e alterações decorrentes e, inclusive, otimizando a queima de gorduras.

Muitos acreditam que as celulites são reflexos somente do ganho de peso, isso por conta do raciocínio de que o excesso alimentar, normalmente, é convertido em gordura de reserva. No entanto, a ingestão nutricional inadequada contribui para o retardo no metabolismo. E, na falta de nutrientes, o organismo dificilmente consegue entrar em reação química para metabolizar o tecido adiposo. O resultado é uma grande degradação muscular e maior tendência ao acúmulo de gordura (e de celulites).

Para combater a celulite, é importante seguir recomendações de uma alimentação saudável, evitando carboidratos de alto índice glicêmico e gordura e aumentando a ingestão de carboidratos integrais, frutas e legumes. Veja abaixo alguns alimentos que devem ser evitados e outros que devem ser valorizados na luta contra os malditos furinhos:

soja_tabela2014

Como incluir a soja na alimentação?

Uma opção prática e nutritiva para o consumo da oleaginosa são as bebidas à base de soja, cujo consumo tem aumentado no Brasil em função da ampla variedade disponível no mercado e também por poderem ser consumidas em qualquer momento, inclusive para harmonizar com outros alimentos. Também podem ser um ingrediente culinário em diferentes receitas de molhos, recheios, vitaminas, massas e sobremesas.

O grão de soja cozido é uma alternativa para tornar a salada mais nutritiva. Na forma de proteína texturizada, a soja pode substituir a carne moída em receitas tradicionais, como o quibe, berinjela recheada ou molho para massas e lasanha. Em formato de cubos, a proteína texturizada de soja é comumente usada nas versões vegetarianas de pratos como o estrogonofe e a feijoada.

Sobre AdeS

Líder de mercado na categoria de bebidas à base de soja, AdeS foi lançado em 1988 e começou a ser fabricado no Brasil em 1997. O portfólio da marca reúne mais de 30 produtos com diferentes sabores e tamanhos. Todos os produtos AdeS possuem Soy Force, combinação exclusiva de proteína da soja, vitaminas e minerais presentes em sua fórmula, que dá força para fazer mais ao contribuir para a manutenção da energia ao longo do dia.
Acesse a página de AdeS no Facebook e no Twitter.

CONCEPT AGENCIA DE COMUNICAÇÃO LTDA EPP

Mayra Martins
E-mail: mayra.martins@conceptpr.com.br
Fone: (11) 40952906

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria