A ciência mudando o curso da história

O DNA determina nossa tendência a desenvolver diversos males,
entre eles problemas cardiovasculares, obesidade ou diabetes.

nutrigenetica01Mas o que ‘nossos genes dizem’ não significa que obrigatoriamente aquilo vai acontecer. Com exames específicos é possível detectar os pontos fracos do organismo e adotar uma dieta rica no que ele mais precisa, dando uma força extra para a criação de mecanismos de defesa

A nutrigenética propõe a adoção de uma dieta baseada nas necessidades individuais de cada ser humano, de acordo com seu perfil genético. Isso porque, segundo exames específicos, é possível detectar tendências hereditárias, fortalecendo o que é necessário e preservando o que está funcionando bem. A nutrigeneticista do Centro de Genomas, Tatiane Mieko Fujii, esclarece algumas questões sobre o tema, que tem despertado o interesse de muitos médicos e estudiosos da saúde.

De que forma os genes interferem no desenvolvimento de doenças?

O conhecimento das variações genéticas possibilita aos indivíduos saber quais são os riscos associados a determinadas doenças. Mas é importante salientar que um genótipo favorável a um determinado problema não é um destino certo, pois o desenvolvimento da doença dependerá, também, do estilo de vida da pessoa. Nesse sentido, a educação nutricional é de grande importância, uma vez que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde e outros órgãos ligados à saúde pública, a maioria das doenças pode ser prevenida com a adoção de um estilo de vida saudável e dieta adequada. Mas quais alimentos, nutrientes e compostos bioativos de alimentos são adequados a cada um? Será que você precisa de suplementos ou deve evitar o consumo de algum alimento? De acordo com o resultado dos polimorfismos avaliados no teste de Nutrigenética® do Centro de Genomas®, essa prescrição será mais precisa.”

Como esta avaliação acontece?

Podemos identificar riscos individuais, uma vez que temos um único genoma formado pela união dos nossos pais. Sendo, assim, excluímos a possibilidade de considerar que dois indivíduos distintos tenham exatamente o mesmo perfil genético e, portanto, características físicas (fenótipos) idênticas. Em um teste como o Nutrigenética® do Centro de Genomas® é possível avaliar SNPs associados ao risco aumentado do desenvolvimento de obesidade, diabetes mellitus tipo 2 ou dislipidemias (presença de níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou lipoproteínas), por exemplo, e direcionar a alimentação do paciente, buscando reduzir tais riscos. É notório o interesse de pesquisadores e estudiosos da área que vislumbram a aplicação da nutrição personalizada e de modo factível para a redução do risco do desenvolvimento de doenças.

Quais problemas podem ser controlados?

A avaliação das diferenças genotípicas dependerá do perfil de SNPs analisados. Em geral, analisam-se riscos referentes às doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, além da resposta antioxidante, metabolismo das vitaminas e intolerâncias à lactose e ao glúten“.

Quanto tempo de tratamento é necessário para ficar imune a estes males?

Não se pode afirmar com certeza, tão pouco ter garantias. Portanto, trabalhamos com recomendações para adoção de hábitos de vida saudáveis, sempre com incentivos quanto ao consumo da dieta balanceada, atividade física diária e abandono do tabagismo. E, é claro, introdução ou exclusão de alimentos/suplementos com o auxílio de outros exames diagnósticos, anamnese, e individualidades clínicas, portanto, sempre com o acompanhamento e supervisão de profissionais capacitados.”

Como é o tratamento?

Para o teste Nutrigenética® do Centro de Genomas®, nós trabalhamos com o aconselhamento genômico nutricional diretamente com o profissional que solicitou o exame. Elaboramos e conferimos os laudos, explicamos e discutimos cada perfil apresentado pelo paciente. Feito isso, o médico ou nutricionista faz as orientações e prescrições nutricionais que competem a cada paciente. Para tanto, é importante considerar histórico clínico, hábitos de vida, preferências e aversões alimentares, para melhor adesão ao tratamento. Acreditamos que quanto mais individualizada for a prescrição dietoterápica, maiores são as chances de sucesso.”

Centro de Genomas®:

atua no mercado de diagnóstico molecular há 10 anos, com uma equipe de profissionais, altamente treinada, para garantir excelência no atendimento aos seus clientes. É considerado um laboratório referência em Medicina Molecular e Genética Avançada para o diagnóstico e monitoramento de Doenças Infecciosas, Genética Humana, Oncologia Molecular e, mais recentemente, Medicina Personalizada, sendo o primeiro e único laboratório a lançar e utilizar o 4Pgenomica®. www.centrodegenomas.com.br

Rodrigo Hernandes (Mtb-SP 40.598)

Cel: 11-99354-5230
Tels: 11-2061-7919/2061-5709
Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27
CEP 03149-100- São Paulo – SP
rodrigo.hernandes@holdingcom.com.br

HOLDING COMUNICAÇÕES

Release
E-mail: release@holdingassessoria.com.br
Fone: (11) 20617919

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria