A carência de Vitamina D e o Câncer de Próstata

Baixos índices de vitamina D estão relacionados a casos agressivos e avançados de câncer de próstata
Níveis adequados do nutriente podem ajudar a manter o crescimento celular

prostata01Os baixos níveis de vitamina D no sangue podem estar relacionados a casos mais agressivos e avançados do câncer de próstata nos homens, segundo estudo publicado no dia 1 de maio na revista Clinical Cancer Research.

A pesquisa sugere que a vitamina D pode desempenhar um papel importante na forma como o câncer de próstata começa e espalha, embora não esteja comprovada a relação de causa e efeito.

Muitas perguntas ainda precisam ser respondidas sobre o tema, mas o que é certo é que a vitamina D desempenha uma série de papéis importantes na forma como as células se desenvolvem e crescem.

A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol porque a pele absorve esse nutriente quando exposta à luz solar. Os níveis dessa vitamina tendem a cair com o avanço da idade, e a deficiência dela é mais comum em épocas e regiões que recebem menos luz do sol e em pessoas com a pele mais escura, que naturalmente bloqueiam os raios solares.

Os baixos níveis dessa importante vitamina no organismo pode levar o crescimento de células a dar errado, levando ao câncer. Para testar essa hipótese, os pesquisadores checaram a quantidade desse nutriente em 667 homens de Chicago entre 40 e 79 anos que estavam fazendo biópsia da próstata porque tinham, recentemente, obtido um resultado anormal do exame PSA ou porque o médico sentiu mudanças na próstata durante o exame físico.

Os níveis normais de vitamina D vão de 30 a 80 nanogramas por mililitro. A deficiência desse nutriente, ou níveis abaixo de 20 ng/ml, era relativamente comum entre todos os homens testados.

Cerca de 44% dos homens com resultado positivo da biópsia e 38% cujo teste teve resultado negativo para o câncer tinham baixos níveis de vitamina D. Desses 44%, aqueles que tinham muito pouco desse nutriente no organismo tinham maiores chances de cânceres mais avançados e agressivos do que aqueles com níveis normais.

Apesar deste estudo, não sabemos ainda se a reposição da vitamina D pode reduzir o risco do câncer de alto risco, porem este novo dado ressalta a importância de incluir a dosagem da vitamina nos exames preventivos dos homens, e caso seja detectado níveis baixos, deve-se fazer os exames para detecção precoce do câncer de próstata de maneira mais frequente e incisiva, além de repor a vitamina D”, alerta Dr. Daher Chade, urologista do Instituto do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês.

A conexão entre vitamina D e câncer pareceu ainda mais forte em homens negros. Aqueles com níveis inferiores a 12 ng/ml eram muito mais suscetíveis ao câncer do que os com níveis normais. Em geral, homens negros estão mais propensos a desenvolverem a doença. Em média, um a cada sete homens tem chance de ter câncer de próstata. Esse risco cresce em homens negros: um a cada cinco é diagnosticado com a doença, de acordo com o U.S. Centers for Disease Control and Prevention.

Os pesquisadores não têm certeza se os baixos níveis de vitamina D podem explicar o motivo de homens negros terem risco mais alto de desenvolverem câncer de próstata. Outros estudos mais longos e maiores serão necessários para esclarecer essa conexão.

Bruna Innamorato

Fone: (11) 3081.3743 / (11) 3477.2467 / (11) 9 9109-1573
E-mail: binnamorato@timecomunicacao.com.br

Time Comunicação Ltda

www.timecomunicacao.com.br

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria