Dica: Meias de compressão evitam a Síndrome do Viajante

A SIGVARIS oferece diversas opções de meias de compressão graduada
para evitar problemas circulatórios durante as viagens

meiascomp01Pouca gente sabe, mas as mortes em decorrência de trombose venosa profunda (TVP) são mais comuns do que se pensa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), só nos Estados Unidos, 100 mil óbitos são registrados todos os anos. E, entre essas mortes, estão as vítimas de problemas circulatórios ocasionados em viagens de avião, ônibus ou trem. Apenas em 2012, 500 passageiros morreram durante voos em todo o mundo.

Os médicos consideram esse número bastante subestimado, uma vez que se manifesta normalmente quando a pessoa chega a seu destino e já está em casa ou no hotel, sendo então o óbito registrado com um “mal súbito”. Outro dado importante, e que poucos têm conhecimento, é que em percursos a partir de 2 horas a incidência de TVP aumenta em até três vezes. Com a chegada das férias de julho, que este ano coincide com a Copa do Mundo, muitas pessoas programam viagens de longa distância, seja dentro do país ou até mesmo para o exterior. E é na hora de fazer as malas que é preciso pensar na “síndrome do viajante”, como se convencionou chamar a trombose venosa profunda que pode ocorrer nas viagens.

A incidência da trombose venosa profunda em pessoas que realizam viagens de longa duração ocorre principalmente por causa da estase do sangue pela dificuldade ou impossibilidade de andar ou se movimentar normalmente. Ocorre, todavia, com mais frequência em viajantes que têm fatores de risco individuais, ou também por outros fatores desencadeantes de risco, como desidratação, ingestão de álcool, obesidade e tabagismo”, afirma Dr. Carlos Alberto Carvalho, Presidente da Associação Brasileira de Flebologia e Linfologia.

A melhor maneira de evitar esse tipo de problema está no uso de meias de compressão, que ajudam a ativar a circulação no momento em que as pessoas estão paradas. A SIGVARIS, empresa suíça com mais de 150 anos e líder mundial na terapia de compressão e no tratamento de doenças veno-linfáticas, possui uma ampla linha de meias com variedade de fios, cores, modelos e níveis de compressão, desenvolvida especialmente para o biótipo brasileiro.

As meias terapêuticas, com compressão de 15-20mmHg, da SIGVARIS são preventivas, evitando a manifestação de pernas inchadas, cansadas, doloridas e inchaço dos pés e tornozelos, durante longas viagens. Tanto a linha AUDACE quanto o modelo ACTITUD, de 15-20 mmHg, podem ser adquiridas sem prescrição médica e são encontradas em lojas especializadas e farmácias.

Mulheres: para o público feminino, a SIGVARIS oferece, por exemplo, a linha AUDACE. Elas podem escolher entre diferentes modelos, como panturrilha (3/4), meia-coxa e meia-calça, com opção de ponteira fechada ou aberta, esta última ideal para o uso de sandálias. As meias da AUDACE podem ser encontradas nas cores café, grafite, azul marinho, vinho, violeta, branca, preto e natural. Além de auxiliar na prevenção de vasinhos, varizes, inchaço e dores nas pernas, a linha possui efeito modelador e também contém bacteriostático, que inibe o crescimento de colônias de bactérias que causam o mau odor.

Homens: a SIGVARIS também possui produtos exclusivos para eles, como a ACTITUD. Discretas e confortáveis, as meias estão disponíveis apenas no modelo panturrilha (3/4) e ponteira fechada, em cores neutras, como branca, cáqui, grafite, marrom, marinho e preto. A linha, que, assim como o modelo feminino, também contém bacteriostático, possui calcanhar anatômico, que oferece melhor adaptação aos pés. Seu uso é indicado não apenas em viagens, mas no dia a dia, principalmente para aqueles que costumam trabalhar ou ficar muito tempo em pé ou sentados.

Meias de uso medicinal – para quem tem problemas circulatórios

Os viajantes que têm fatores de risco ou que já possuem sintomas de doenças circulatórias precisam adotar mais cuidados. Para eles, a SIGVARIS possui modelos com compressão de 20-30 mmHg/30-40 mmHg. As meias ALGODÃO SUPER são para uso unissex, confeccionadas com fibras nobres de algodão, que oferecem mais conforto e maciez. Essa é uma das meias mais tradicionais da marca, com formato anatômico e ponteira aberta, que permite o uso de sandálias. Sua composição diminui o atrito a vestir e é ideal para pacientes com peles sensíveis. O produto é encontrado em farmácias e lojas especializadas apenas na cor bege e podem ser adquiridos somente com prescrição médica.

Já as meias SELECT COMFORT PREMIUM são revestidas internamente com uma microfibra especial, que auxilia na transferência da umidade da pele (suor) para o meio externo, oferecendo uma agradável sensação CLIMÁTICA, além de tornar o produto mais sedoso e confortável. Podem ser encontradas nos modelos panturrilha (3/4), meia-coxa e meia-calça. Esse modelo também possui o calcanhar mais longo e reforçado, que envolve melhor os pés, e excelente elasticidade, que dá mais facilidade ao vestir e retirar a meia. Apenas os modelos meia-calça e panturrilha têm opção de ponteira aberta e fechada.

Outras precauções

A “síndrome do viajante” pode ser evitada com algumas precauções mínimas e de baixíssimo custo. Segundo o Dr. Carlos Alberto Carvalho, aliado ao uso das meias de compressão, algumas práticas ajudam a minimizar os riscos de trombose. A cada duas horas, o viajante deve fazer exercícios com os pés, movendo-os para cima e para baixo e também circularmente, ajudando a circular o sangue pela panturrilha.Outra dica é se levantar e caminhar pelo corredor do avião, logo após o exercício com os pés. Também é importante a ingestão de líquidos, como água e suco. Se a viagem for de carro ou ônibus, faça paradas regulares, caminhe e exercite os pés”, diz.

Com estas precauções simples, as pessoas evitam um mal silencioso, que tem afetado a vida de muitos, levando a problemas de saúde graves que, nunca é demais lembrar, podem se manifestar durante o voo ou até mesmo vários dias após a viagem.

Dicas para evitar o problema

Fatores de risco para o surgimento de problemas circulatórios durante longas viagens

Mais informações sobre a SIGVARIS e todos os produtos oferecidos pela marca podem ser conferidas no site SIGVARIS no combate à Síndrome do Viajante

*AS MEIAS SIGVARIS PODEM SER ENCONCONTRADAS EM TODO O BRASIL
Para localizar o distribuidor mais próximo consulte: http://www.sigvaris.com.br/dealer-locator
SAC: sac@sigvaris.com.br / 0800 707 7311
Mais informações: www.sigvaris.com.br

D2 Comunicação – Tel. (11) 2691-4365

Bebel Medal – bebel@d2comunicacao.com.br – (11) 98589-6642
Cassia Domingues – cassia@d2comunicacao.com.br – (11) 99631-0877
Armando Levy – armando@epress.com.br (11) 973097668

Tags:, , ,

2 Comments Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria