Lipoenxertia: Usa gordura do corpo para realçar a beleza

Lipoenxertia é o nome dado à cirurgia plástica que tem como foco corrigir irregularidades de contorno ou dar volume à uma determinada área utilizando a própria gordura do corpo a favor da beleza,
como por exemplo, aumentar os lábios, maças do rosto, linha da mandíbula, sulco nasolabial
(bigode chinês), nádegas, coxas e panturrilhas.

lipoescultura01A gordura a ser enxerta é sempre obtida por meio de uma lipoaspiração que, quando realizada também pode proporcionar um ganho estético adicional. Muito frequentemente está associada a outros procedimentos que visam melhorar o contorno corporal. Esse procedimento é muito utilizado para o aumento das nádegas. É uma opção para quem procura uma elevação moderada sem a inclusão de próteses de silicone, ou ainda para a abordagem de regiões nas quais as próteses de silicone não podem ser utilizadas.

Esta técnica também pode ser usada em pacientes que apresentam sequelas de lipoaspiração, onde ocorrem depressões (áreas mais profundas), ou qualquer outra irregularidade que possa ser reparada com um preenchimento.

De acordo com o cirurgião plástico Dr. Laercio Guerra Garcia Júnior (CRM-SP 101.095), especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), na lipoenxertia existe reabsorção da gordura em percentuais que variam muito em cada paciente. “Mas quando a técnica é bem aplicada, apresenta resultados satisfatórios e duradouros”.

Na entrevista abaixo, o cirurgião plástico responde às principais dúvidas relacionadas à lipoenxertia. Acompanhe.

1- Qual é o conceito de lipoenxertia?

Lipoenxertia é um procedimento cirúrgico em que se retira gordura de um local, área doadora, para preencher outra região do corpo, que chamamos de área receptora.

2- Em quais casos ela é indicada? E quando optar pela lipoenxertia em relação a outras técnicas?

A lipoenxertia é indicada para reposição ou aumento de volume em áreas receptoras. Nas aplicações de caráter estético, a lipoenxertia tem bons resultados para rejuvenescimento da face. A gordura poderá ser injetada nos sulcos e rugas faciais, região periorbital e para reposição de volume facial. Esse método também pode ser usado para aumento de volume ou preenchimento de irregularidades no abdome, tronco, região glútea e coxas. A vantagem de se fazer a lipoenxertia sobre os outros métodos sintéticos de preenchimento é o fato de a gordura ser natural, e se feito de forma adequada, tem resultados potencialmente definitivos. O uso da gordura do próprio paciente evita os riscos de reações alérgicas que eventualmente possam ocorrer com outros tipos de preenchimento, como por exemplo o ácido hialurônico, entre outros.

3- Pode-se aplicar a lipoenxertia em áreas menos convencionais, como panturrilha, braço e mãos?

Sim, nas mãos é mais comum para recuperar a saúde e o viço da região.

4- Como é a preparação dessa gordura que será colocada em outra parte do corpo?

A gordura é centrifugada para remover impurezas indesejadas, incluindo células adiposas que passam por lise, sangue e anestésico.

5- Como é o processo de absorção da gordura na área aplicada?

Os índices de reabsorção de gordura enxertada podem variar de acordo com diversos fatores: o local da enxertia e os métodos de coleta, preparo e injeção da gordura. Respeitando-se técnicas preconizadas, a reabsorção é baixa.

6- É possível associar esta técnica com outro procedimento em cirurgia plástica?

Sim, inclusive a técnica de captação da gordura para enxertia já pressupõe associação com lipoaspiração.

7- Quais os riscos que a lipoenxertia oferece?

Os mesmos riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, como equimoses, infecções, sangramentos, etc.

8- Em relação às cicatrizes, onde elas ficam posicionadas?

As cicatrizes são muito pequenas e discretas, apenas para a introdução das cânulas de lipoaspiração ou de lipoenxertia. A localização vai depender da área em que for realizado o procedimento.

9- O resultados são observados quanto tempo após o procedimento?

Imediatamente, porém existe um período de edema pós tratamento que dura em média duas semanas. Depois desse período os resultados ficam mais evidentes.

10- Quais procedimentos podem ser realizados após a lipoenxertia?

Qualquer um, desde que passado o período mínimo de seis meses de convalescença da área submetida à lipoenxertia.

11- Quais as novidades em lipoenxertia?

A novidade é que um novo paradigma tem sido criado em que o envelhecimento facial passa a ser avaliado pela perda de volume facial e não só pela queda facial. Consequentemente, cirurgias que excisam pele e reposicionam estruturas, como lifting facial e blefaroplastia, que eram utilizadas como a principal arma para combater e reverter o envelhecimento cutâneo, são hoje reconsideradas ou combinadas ao procedimento de lipoenxertia, de acordo com cada caso.

Dr. Laercio Guerra Garcia Júnior (CRM-SP 101.095)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Santo Amaro, Residência Médica em Cirurgia Plástica pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC).
É integrante do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital São Luiz, e já participou de cursos de reconstrução plástica em pacientes vítimas de explosão e queimaduras em Angola. Seu foco de atuação engloba Dermolipectomia de abdome ou abdominoplastia; Lipoaspiração; Lifting facial; Otoplastia; Mamoplastia redutora; Prótese Mamária; Blefaroplastia; Prótese de glúteo; Cirurgia plástica pós-obesidade (Dermolipectomia de braços; Dermolipectomia de coxas). Atualmente dirige a Clínica Ephesus, em São Paulo. www.clinicaephesus.com.br

Prestige Assessoria de Comunicação e Marketing

Tel.: (11) 3181-4723 www.prestigerp.com.br
Sandra Santos – sandra@prestigerp.com.br
Aline Marques – aline@prestigerp.com.br
Maio / 2014
Sandra Santos
sandra@prestigerp.com.br

Prestige Assessoria de Comunicação e MKT

Endereço: Av. Jamaris nº 100, sala 210, Times Square, Moema – SP
Tel: (11) 3181 4723
Skype: sandrabeth1
Homepage: http://www.prestigerp.com.br
Siga-nos no Instagram
Curta também nossa página no Facebook

Tags:

2 Comments Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria