Depressão: solidão na terceira idade

Depressão é um dos transtornos que mais atinge a terceira idade
Solidão, perdas e inatividade são as principais causas da doença

depressao01O processo de envelhecimento implica em diversas mudanças e, em alguns casos, é acompanhado de solidão e perdas, que são as principais causas da depressão na terceira idade. Muitas vezes é confundida com uma apatia típica da velhice, porém estudos mostram que cerca de 10% das pessoas acima de 65 anos apresentam algum grau da doença.

A depressão é o principal transtorno da população idosa. Mudanças de humor, perda da autoestima e falta de energia são alguns de seus sintomas mais comuns. O tratamento adequado e o apoio da família são fundamentais no tratamento. Além disso, a especialista em cuidados com a terceira idade, a espanhola Catalina Hoffmann, afirma que é muito importante manter relação com amigos, antigos colegas de trabalho e vizinhos nesta fase da vida.

É um período em que ocorrem grandes mudanças, como a aposentadoria, a perda do cônjuge ou do abandono da casa onde a pessoa viveu por muitos anos. Uma maneira de combater a depressão é tentar manter as relações sociais, especialmente nos casos em que houve perda do cônjuge. Outra forma de reduzir os sintomas depressivos e de solidão é usar o tempo para realização de alguma atividade ou passatempo. Isso fará com que a pessoa se sinta melhor e irá ajudá-la a manter-se ativa, tanto física quanto mentalmente”.

Criadora do Método Hoffmann, que tem o objetivo de garantir a qualidade de vida e autonomia desta população, Catalina também é fundadora do Grupo Vitalia, que trabalha com Centros-Dia, espaços de convivência para o idoso. Com a expansão de seus negócios para o Brasil, a especialista se coloca à disposição da imprensa brasileira para mais informações.

O Vitalia Brasil

é fruto da união de duas empresas sólidas e com expertises diferentes, porém complementares. A Home Doctor é uma companhia brasileira, criada em 1994 e administrada por médicos que se baseiam nos valores e na importância das boas práticas assistenciais e cuidados especiais aos que precisam. É pioneira no segmento de Atenção Domiciliar e Soluções em Gestão de Saúde, contribuindo para a expansão e consolidação da modalidade no País. Em parceria com o Grupo Vitalia Espanha, especializado em Centros-Dia e focado na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da terceira idade, está trazendo Centros-Dias para o Brasil, com um novo modelo de atendimento que envolve terapias, atividades e assistência personalizadas e individualizadas.

PRINTER PRESS ASS. DE COMUNICAÇÃO LTDA.

Imprensa
E-mail: printerpress@printerpress.com.br
Fone: (11) 55821620

Tags:, ,

1 comentário Quero comentar!

  • Quando ae perde contato consigo mesmo da isso

    Comentário por: marcelo — 8 de julho de 2015 @ 3:15

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria