Tendência Mundial: Cirurgias plásticas menos invasivas

Pacientes buscam resultados rápidos e satisfatórios.
No entanto, com pouco ou até mesmo nenhum período de recuperação

rinoplastia01Ao longo dos últimos anos, houve uma mudança significativa nas cirurgias plásticas. Atualmente, embora as técnicas estejam extremamente eficientes e seguras, que permitem resultados com aparência natural, os pacientes, e até mesmo os profissionais do setor, estão priorizando os procedimentos menos invasivos, ou seja, aqueles com pouca área de corte, resultados rápidos e sem a necessidade de se ausentar das atividades do cotidiano e, sobretudo, evitar longas estadias na clínica ou no hospital.

O Cirurgião Plástico e Cosmiatra, Márcio Castan, de Porto Alegre (RS), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), recorda que a busca por procedimentos menos invasivos começou nos Estados Unidos, mas também tem sido a preferência dos brasileiros. “De acordo com estatísticas de 2012 da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), ocorreu uma diminuição global em alguns dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais populares. Em contrapartida, houve mais de 13 milhões de procedimentos minimamente invasivos, realizados muitas vez no ambulatório, o que representa um salto de 6% desde de 2011”, comenta o Dr. Castan.

Confira abaixo, os procedimentos menos invasivos mais realizados no mundo

Peelings químicos:

é um tratamento estético no qual aplica-se uma fina camada de ácidos sob a pele a ser tratada com o objetivo de removê-la, o que proporciona o crescimento de uma nova camada superficial de pele.

Indicação: o procedimento é indicado para eliminar cicatrizes e manchas de acne, cravos, espinhas, rugas, linhas de expressão, melhorar o aspecto da pele e promover o rejuvenescimento facial.

Tempo de recuperação/internação: o peeling é procedimento realizado no consultório médico, desta forma, não necessita de internação. A recuperação dependente do tipo de substância que foi utilizada e a profundidade atingida na pele.

Cirurgia Facelift:

é um procedimento cirúrgico, de natureza estética, com o objetivo de melhorar e eliminar a evidência do envelhecimento da face e pescoço.

Indicação: é indicado para atenuar as rugas na face e papada, que existem em algumas zonas da face.

Tempo de recuperação/internação: a ritidoplastia ou lifting facial é um procedimento realizado em bloco cirúrgico que pode necessitar, desde algumas horas na sala de recuperação, até em torno de 24h no hospital. A recuperação depende de alguns fatores do paciente, entretanto, quando falamos genericamente, a recuperação do lifting facial é em torno de 30 dias, tempo no qual serão retirados os pontos e sumirão os hematomas.

Radiesse:

é uma substância produzida à base de hidroxiapatita de cálcio, similar a encontrado no organismo humano. Por isso, não há riscos de haver incompatibilidade ou sensibilidade ao produto.

Indicação: é amplamente eficaz para o preenchimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, o Radiesse é usado para a correção de vincos, deformações, proeminências e assimetrias no nariz, assim como deformidades nas bochechas.

Tempo de recuperação/internação: é um procedimento realizado em consultório médico e, por isso, não necessita de internação hospitalar. Pode causar pequenos hematomas que devem ceder em torno de 14 dias. É importante ter ciência que o resultado começa a ser observado após alguns meses, em média, três, tempo necessário para o colágeno começar a ser produzido.

Injeções de Ácido Hialurônico:

é indicada para quem deseja atenuar o envelhecimento facial, incluindo linhas de riso, rugas, vincos, pés de galinha e cicatrizes de acne.

Indicação:as injeções de Ácido Hialurônico também são indicadas para proporcionar lábios mais cheios e pode ser usado para tratar as rugas do colo e periorais.

Tempo de recuperação/internação: as injeções de Ácido Hialurônico (preenchimento ou não) é um procedimento realizado no consultório médico, pois não necessita de internação e a recuperação é bastante rápida, muitas vezes, não aparece nem sequer um hematoma.

Abdominoplastia:

sem barriga em apenas um dia.

Indicação: é indicada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e proporcionar a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal, resultando em uma barriga mais lisa e tonificada. Esse procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região infraumbilical, pois há a remoção de pele.

Tempo de recuperação/internação: a abdominplastia, na maioria das vezes associada com lipoaspiração, é um procedimento realizado em bloco cirúrgico e necessita de um período de internação, geralmente, uma noite, isto é, faz a cirurgia, dorme na sala de recuperação e no outro dia pela manhã recebe alta hospitalar. A recuperação, assim como outras cirurgias de médio/grande porte, dá-se em torno de 30 dias. Entretanto, o resultado final só poderá ser obtido após 6-12 meses.

Cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia:

cirurgia de pálpebras que envolve a remoção do excesso de pele e gordura ao redor dos olhos.
Indicação: indicada para as pessoas que demonstram uma aparência abatida e envelhecida. Uma pequena incisão é feita na dobra da pálpebra superior ou sob a pálpebra inferior.

Tempo de recuperação/internação: a blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras, na maioria dos casos, é realizada com anestesia local, em ambiente de bloco cirúrgico. A paciente recebe alta algumas horas após o procedimento. A recuperação dependente de cuidados importantes, como compressas geladas, cabeceira elevada, evitar televisão e computador, uma vez que a visão precisa ficar em repouso. Normalmente em 15 dias já se tem um panorama de como será o resultado final, uma vez que nessa cirurgia os pontos são retirados precocemente e o edema com drenagem linfática realizada pela própria paciente.

Dr. Márcio Castan

Cirurgião Plástico – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Pós-graduado em Dermatocosmiatria. | www.marciocastan.com.br

Rodrigo Hernandes (Mtb-SP 40.598)
Cel: 11-99354-5230

Tels: 11-2061-7919/2061-5709
Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27
CEP 03149-100- São Paulo – SP
rodrigo.hernandes@holdingcom.com.br

HOLDING COMUNICAÇÕES

Release
E-mail: release@holdingassessoria.com.br
Fone: (11) 20617919

Tags:,

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria