O pescoço e o envelhecimento

Pescoço pode envelhecer antes do tempo: saiba como prevenir rugas
e sobre novos tratamento que melhoram a pele no local
Dermatologista ensina a cuidar da região, evitando os temidos colares, rugas e manchas
que costumam denunciar a idade das mulheres. Laser, radiofrequência e peeling são aliados

pescoco01É difícil descobrir a idade das mulheres hoje a não ser por um detalhe que não passa despercebido: o pescoço. Infelizmente ele enruga e forma os chamados colares, por isso não deve ser esquecido. A pele desta região, explica a dermatologista Érica Monteiro, da clínica Sthetica, no Campo Belo, em São Paulo, costuma envelhecer mais rápido que a das mãos, outro ponto que entrega a idade.Por ser mais fina, fica sujeita à contração dos músculos do pescoço que acabam por resultar em rugas, vincos, os chamados colares – marcas ao redor da região. A exposição solar piora a situação, caso não haja proteção adequada“, alerta.

As manchas são outros agravantes que pioram com o sol. Quanto mais clara a pele e sem cuidados, aliás, mais precocemente elas se instalam. Segundo a médica, elas costumam aparecer aos 36-40 anos, na mesma época em que a flacidez relacionada ao envelhecimento também dá sinais de vida no pescoço.

Os vasos vermelhos, aranhas vasculares, que atormentam as mulheres, dependerão da cor da pele e também da exposição crônica ao sol. A regra é a mesma para as manchas, quanto mais branquinha a pele, a chance deles se instalarem é maior, a partir dos 38-40 anos. Mais uma vez, a vantagem é das morenas, já que em peles mais escuras, eles aparecem após 40-45 anos.

Além de usar protetor solar diariamente, a Dra Érica indica maneiras de cuidar do pescoço em faixas etárias distintas. Entre 20 anos e 30 anos, além do FPS 30 ou FPS 50, é interessante usar hidratantes na região com os seguintes ativos: ácido hialurônico, alfahidróxiácido, polihidróxi ácido, uréia e prolipid 141.

Entre os 30 anos e 40 anos, o hidratante continua o mesmo, assim como o filtro solar, mas o uso tópico de produtos à base de vitamina C são recomendáveis. Entre 40 anos e 45 anos, o uso dos ácidos (glicólico ou retinóico) durante a noite é aconselhado, além do já prescrito a partir dos 30 anos.

Após os 45 anos, os hidratantes, os ácidos e o filtro solar passam a ser complementados com laser, luz intensa pulsada, radiofrequencia, ultrassom – este último dependendo do problema que predominar e do tipo de pele da paciente, informa a dermatologista. Outro caminho possível são os peelings que estimulam a renovação celular.

A flacidez na região do pescoço, de acordo com a especialista, também depende de uma carga genética. Por outro lado, o emagrecimento rápido demais, como acontece em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, também pode comprometer a região. “O ideal é que essas pessoas se consultem com o dermatologista para saber qual o melhor tratamento nesses casos. Há sempre alternativas para melhorar o aspecto do local afetado“, conclui.

Por fim, a Dra Érica recomenda: “Os produtos do rosto devem ser usado também no pescoço. Já que ativos para o corpo podem irritar a pele mais sensível na região“.

Clínica Sthetica

Centro especializado em dermatologia e estética, localizado no Campo Belo (Av. Vereador José Diniz, 3.457, 10.º andar – Conj. 1.008, tel. 5090-1244)

Dra. Érica Monteiro

dermatologista com formação e especialização na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Informações à imprensa:

Target Estratégia em Comunicação

Karina Klinger
Tel.: (11) 3063-0477
karina@targetsp.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria