Mais de 25 milhões de brasileiros têm disfunção erétil

A disfunção erétil é um distúrbio sexual que afeta mais de 25 milhões de homens no país,
segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

dorsexual02A instituição revela ainda que a projeção da incidência no Brasil é 2,5 vezes maior do que a média mundial e, além disso, estima-se a ocorrência de um milhão de novos casos anualmente em território nacional. Dessa forma, para a entidade, o distúrbio deve ser considerado um problema de saúde pública.

Existem vários fatores que podem interferir na disfunção erétil como o hábito de fumar, o diabetes, a obesidade, o alcoolismo, alterações endócrinas e alguns medicamentos para o controle da hipertensão arterial, além do avanço da idade, co m aumento da probabilidade após os 50 anos. Há ainda os problemas de natureza emocional, como o estresse e a depressão, que podem interferir na vida sexual“, afirma o Dr. Marjo Perez, chefe da disciplina de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

O professor explica que quando a doença ocorre por motivo orgânico, geralmente, tem uma evolução mais lenta, ou seja, o alcance da ereção piora progressivamente. “Nos casos de natureza psicológica, esse tipo de situação surge em um curto intervalo de tempo e costuma acontecer com os mais jovens. Entre os homens, principalmente os brasileiros, há uma expectativa de que a ereção deva ocorrer em todas as situações. Não é bem assim. Existem vários aspectos que podem interferir em seu desempenho, já que há dias em que é possível não estar com vontade e, ao forçar a relação, a ereção falha“, declara o Dr. Perez.

Ejaculação precoce

O urologista revela que o conceito de tempo para que a ejaculação possa ser considerada precoce é muito discutido, inclusive, em congressos. “Normalmente, classificamos como ejaculação precoce quando não há uma relação satisfatória, em função do tempo até a ejaculação. Existem casos em que há ejaculação antes de ocorrer a penetração ou imediatamente quando ela acontece“, revela o doutor.

O principal motivo da precocidade na ejaculação é de natureza psicológica. “Sempre está relacionada à ansiedade. Fatores do dia a dia que podem aumentar a ansiedade como cobrança no trabalho, excesso de atividades, e prazos exíguos a serem cumpridos podem afetar o desempenho“, afirma o médico.

No que diz respeito aos tratamentos, existem métodos de treinamento para prolongar a relação, além de medicamentos prescritos em casos de ejaculação precoce e de disfunção erétil.

O uso de medicamentos que facilitam a ereção deve ser feito apenas com orientação médica. “Utilizá-los sem consultar um especialista pode camuflar alguma doença como alterações vasculares e endócrinas“, enfatiza o Dr. Perez. Esses medicamentos facilitam a ereção, porém há necessidade de um adequado estímulo sexual para que ela ocorra.

Ele ainda chama a atenção para a venda clandestina desses medicamentos, que não são recomendados por não haver supervisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Além disso, não é possível saber se a fórmula e os componentes estão corretos“, finaliza.

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo:

Tradicional Instituição de ensino em Medicina, com 50 anos de atividades, oferece também a graduação em Enfermagem e em Fonoaudiologia, graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de Pós-Graduação (especialização lato sensu, Mestrado e Doutorado) e Pós-Doutorado. Em sua infraestrutura, apresenta importantes laboratórios como o de Anatomia, Imunologia, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica, Técnica Cirúrgica, Fisiologia, Biologia Molecular, Cirurgia Experimental, Centro de Simuladores, além de ambulatórios, enfermarias e Centros Cirúrgicos do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo, conveniado com a Faculdade. Visite o site: www.fcmsantacasasp.edu.br.

Fran Press Assessoria de Imprensa / (11) 3064-4575
André R. Furtado / andre@franpress.com.br
Marina Ciaramello / marina@franpress.com.br – Ramal 207

Fran Press Assessoria de Imprensa

FRANPRESS PREST. SERVIÇOS S/C LTDA.
Marina Ciaramello
E-mail: marina@franpress.com.br
Fone: (11) 30644575

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria