Dica: Cuide da saúde visual no inverno

Alta incidência de raios ultravioletas, maiores índices de poluição e
clima seco geram riscos à saúde visual no inverno.

olhosecos01Síndrome do olho seco, por exemplo, aumenta nesse período. Muitas pessoas pensam que o cuidado com a saúde visual deve ser maior no verão, por conta da alta incidência de raios ultravioleta. No entanto, o inverno também traz riscos à visão, já que os raios ultravioletas são intensos mesmo nesse período.

Para alertar a população sobre os cuidados com os olhos no inverno, a Transitions Optical, especialista no desenvolvimento de lentes fotossensíveis, reuniu algumas informações, em conjunto com o Dr. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América.

Segundo a Dra Marcia, é muito importante proteger os olhos contra os raios UV durante o inverno, já que “a radiação ultravioleta pode ocasionar alterações na conjuntiva, catarata precoce ou degenerações de retina e mácula irreversíveis”, alerta.

Além dos altos índices de radiação ultravioleta, o clima mais seco e os maiores índices de poluição típicos do inverno contribuem para a maior incidência da conjuntivite alérgica, e do ressecamento dos olhos, que pode resultar na síndrome dos olhos secos, quando os olhos ficam irritados e vermelhos, com sintomas de ardor, coceira, lacrimejamento ou dor.

A síndrome do olho seco é decorrente da diminuição da produção de lágrima ou da produção de lágrima com qualidade alterada. Esses fatores, por sua vez, são originados pela exposição prolongada a ambientes com clima seco ou ambientes fechados e com ar condicionado. Mas também pode ser desencadeada por alterações hormonais, menopausa ou doenças reumatológicas.

Além dessas causas, outros fatores que contribuem para que a doença se agrave são: o uso do computador por muitas horas seguidas, esfregar os olhos frequentemente, usar colírios não adequados, poucas horas de sono e o uso constante de lentes de contato.

Prevenção e tratamento

Para proteger os olhos contra os raios UV, é importante usar sempre óculos de sol e de grau que ofereçam 100% de proteção aos raios ultravioletas.

Para prevenção da síndrome do olho seco, no caso de profissionais que trabalham com computadores em ambiente fechado, a recomendação da médica é que, principalmente durante o inverno, esses indivíduos adquiram o hábito de piscarem mais vezes em frente ao computador. A dica é uma maneira de minimizar a ocorrência da síndrome.

Caso os sintomas, mesmo que levemente, já estejam acontecendo, a Dra Marcia Beatriz adverte sobre a necessidade de buscar a avaliação de um médico oftalmologista, para que seja indicada a prescrição de colírios lubrificantes e, assim, os sintomas melhorem e as complicações mais graves sejam prevenidas.

Prof. Dra. Marcia Beatriz Tartarella

Médica Oftalmologista com Doutorado e Mestrado pela UNIFESP
Graduação, Residência e Pós graduação pela UNIFESP

Sobre a Transitions:

A Transitions Optical é líder mundial na produção de lentes fotossensíveis (adaptáveis) para os fabricantes ópticos em todo o mundo. Em 1990, foi pioneira na fabricação e comercialização de lentes adaptáveis de resina. Como resultado do seu investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Transitions Optical oferece uma ampla variedade de produtos, estabelecendo novos parâmetros de performance em proporcionar cada vez mais conforto e proteção UV para a visão. Liderança de produto, foco no consumidor e excelência operacional fizeram da Transitions ® uma das marcas mais reconhecidas do ramo óptico. A Transitions Optical é ganhadora do Gallup “Great Workplace Award” em 2013. Para mais informações sobre a empresa e sobre as lentes Transitions, acesse: transitions.com.br

AGÊNCIA IDEAL

Danielle Martins
E-mail: danielle.martins@agenciaideal.com.br
Fone: (11) 48737917

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria