O valor de uma vida recém nascida

Por John Wahlund*

Recém nascidos são salvos por recursos fornecidos por Rotary Clubs

wahlund-1

John Wahlund e um bebê prematuro na UTI Neo-Natal do Hospital São Francisco de Assis que foi beneficiado pelo Projeto de Subsídios Globais da Fundação Rotária com um equipamento de última geração.

Eu pergunto a uma mãe qual é o nome de seu bebê. Ela responde “Felipe“. Eu digo a ela que um de meus melhores amigos é brasileiro e seu nome é Felipe. Ela me dá um enorme abraço, me beija no rosto e agradece a mim e a cada Rotariano no mundo por salvar a vida de seu filho Felipe.

Esta extraordinária e memorável interação ocorreu durante uma das três avaliações dos Projetos Materno Infantis do Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária de Rotary International que conduzi em São Paulo, Brasil.

Rotarianos se associaram aos hospitais que cuidam de saúde pública mais renomados e de reputação ilibada nesta vibrante cidade de mais de 12 milhões de habitantes.

John Wahlund com o Rotariano Remo Batagglia (Presidente do RCSP Sudeste 2012-2013) e um dos administradores do Hospital São Francisco de Assis

John Wahlund com o Rotariano Remo Batagglia (Presidente do RCSP Sudeste 2012-2013) e um dos administradores do Hospital São Francisco de Assis

No Hospital São Francisco de Assis, rotarianos, com o apoio de um Projeto de Subsídio Global, dobraram a capacidade das incubadoras da UTI Neo-Natal, permitindo melhorar o atendimento dos serviços de emergência para os recém-nascidos em condições críticas. Rotarianos também fortaleceram os serviços comunitários desenvolvendo trabalhos de vídeo educacionais e panfletos de saúde pública com enfoque no riscos da gravidez prematura para serem exibidos e distribuídos a jovens e gestantes que frequentam hospitais e postos de saúde da região. Todas as 22 incubadoras estavam ocupadas durante minha visita e sempre há uma fila de espera. A gratidão expressa pelas mães é indescritível, assim como a visão do apego à vida destes bebês prematuros.

Duas mães em uma UTI que permite o acompanhamento dos prematuros que permanecerão hospitalizados por um longo período, apoiados por equipamento fornecido pelos Rotary Clubs.

Duas mães em uma UTI que permite o acompanhamento dos prematuros que permanecerão hospitalizados por um longo período, apoiados por equipamento fornecido pelos Rotary Clubs.

No centro da cidade de São Paulo em um terreno cercado de árvores localiza-se o principal centro de atendimento em saúde pública desta capital, a Santa Casa de Misericórdia. Construída no ano de 1.500, tem sido preservada e atualizada e hoje é um dos centros de saúde mais proeminentes de ensino e tratamento dedicado ao atendimento dos pobres e marginalizados. Com os recursos de um Projeto de Subsídios Globais da Fundação Rotária, e um emparceiramento de 3:1 de Distritos brasileiros e da Argentina, os Rotarianos estabeleceram o primeiro Banco de Leite Humano para permitir a coleta e conservação de leite materno que será fornecido aos recém-nascidos em condições críticas que passam meses internados na Unidade de Terapia Intensiva. Durante a minha visita os rotarianos e seus parceiros “premiaram” o banco de leite com uma van que coletará e distribuirá leite materno para três outros hospitais de saúde pública. Os sorrisos e abraços das mães duraram todo o dia.

John Wahlund e o Rotariano Remo Batagglia com a médica chefe da UTI Neo-Natal do Hospital São Francisco de Assis

John Wahlund e o Rotariano Remo Batagglia com a médica chefe da UTI Neo-Natal do Hospital São Francisco de Assis

Algumas horas distante do Centro de São Paulo, mas ainda na cidade, localiza-se uma das mini-cidades em constante crescimento, Osasco. Todo o corpo médico diretivo do Hospital e Maternidade Souza Aguiar optou por um momento de silêncio seguido de um forte e uníssono “obrigado” em agradecimento aos rotarianos que organizaram a minha visita. Este é o único Hospital e Maternidade de atendimento ao público em uma população de mais de 800.000 habitantes.

Assisti uma sessão educacional surpreendente dedicada a uma jovem mãe que buscava aconselhamento para “fazer a coisa certa” para seus bebês ainda frágeis e ela mesmo. Ali também e utilizando os Subsídios Globais da Fundação Rotária, foi implantado um Banco de Leite Materno exemplar (state of the art) permitindo o máximo conforto, higiene e tranquilidade para as doadoras de leite que os rotarianos ajudaram a recrutar ao longo de anos de campanhas de saúde junto à comunidade.

Eu fui recebido por muitos rotarianos maravilhosos e seus parceiros em saúde pública. Agradeço sinceramente a todos que permitiram que eu participasse momentaneamente de seu mundo de cuidados e apoio a condições de saúde pública tão sensíveis. Meu agradecimento especial ao seu esforço e tempo dispendido as seguintes profissionais:

*John Wahlund,

Gerente da Área de Enfoque de Saúde Materno- Infantil e Tratamento e
Prevenção de Doenças Infecto Contagiosas da Fundação Rotária de Rotary

Rotary

Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertence a mais de 31.000 Rotary Clubs em 166 nações. Rotary é um entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905. O quadro social de todo Rotary Club representa corte transversal da respectiva comunidade. No mundo inteiro, os Rotary Clubs reúnem-se semanalmente, sem vínculos políticos ou religiosos, estando abertos a todas as culturas, raças e credos. 

Fundação Rotária

A Fundação Rotária do Rotary International é entidade sem fins lucrativos que promove a compreensão mundial por meio de programas internacionais de prestação de serviços humanitários e intercâmbios educacionais e culturais. A Fundação é sustentada somente pelas contribuições espontâneas de rotarianos e daqueles que compartilham o ideal de um mundo melhor. Desde 1947, a Fundação já outorgou mais de US$ 1,1 bilhão para projetos humanitários e educacionais, os quais são implementados e administrados localmente por Rotary Clubs e distritos.

Fotos: Cortesia do Rotariano Valter Maike

Link original: https://rotaryservice.wordpress.com/tag/rotary-grants/

Tags:, , , , , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria