O dilema da beleza

A obsessão por uma aparência perfeita aflige diversas pessoas. Muitas meninas jovens, na busca por aceitação e adequação a um padrão de beleza, desenvolvem uma espécie de baixa autoestima precoce

ciumes_200x175A preocupação com a beleza física não é nenhuma novidade nos dias atuais. No entanto, com a ajuda da internet e, consequentemente das mídias sociais, essa obsessão pela aparência perfeita aumentou. Um exemplo preocupante disso é um fenômeno que ocorre nos Estados Unidos desde o fim do ano passado e que ganhou força neste ano. São mais de 900 mil vídeos no Youtube em que jovens entre 10 e 16 anos lançam a pergunta “I’m pretty or ugly?”, (Sou bonita ou sou feia?). Nestes vídeos muitas meninas falam sobre si, mostram fotos, desfilam para câmera e pedem para que as pessoas “deixem opiniões sinceras” sobre a aparência delas e, em muitas respostas, as críticas são carregadas de maldade. “Elas dizem estar preparadas para os comentários que forem feitos, porém a verdade é que não estão. Este é um tipo de exposição perigosa que demanda maturidade para lidar com tudo isso, algo inexistente nessa idade“, comenta Maura de Albanesi, psicoterapeuta de São Paulo.

O que chama atenção neste fenômeno é que são praticamente crianças, ainda entrando na adolescência, com uma preocupação muito grande com sua aparência e essa fixação exacerbada é reflexo da insegurança em si. Jovens nessa idade ainda estão em fase de construção da personalidade. “A personalidade é um conjunto de características comportamentais relacionadas à inteligência, caráter, consciência e outros fatores que definem cada um de nós. É algo puramente individual, que se constrói com o passar do tempo. A falta de confiança em si, o medo de ser julgada e a busca por aprovação constante são pontos que denotam um comportamento compreensível neste momento da vida, porém, na sociedade atual há um grande exagero nisso tudo, o que é perigoso“, explica a psicoterapeuta.

Segundo Maura, isso é uma espécie de baixa autoestima precoce, causada, diretamente, por um mundo cheio de estímulos à superficialidade. “Vejamos, por exemplo, o mercado de beleza. São inúmeros produtos e serviços que prometem milagres, a solução dos problemas e tudo isso, supostamente, permite a adequação ao padrão de beleza estabelecido. Mas esse padrão de beleza engana e vende uma ideia de felicidade que não existe, que é vaga e supérflua“, diz Maura.

Todos querem ser aceitos, porém os caminhos para conseguir esta “aceitação” começam pelo autoconhecimento, e esse é um ensinamento que deve ser dado, principalmente, pelos pais. A autoestima está intimamente ligada ao conhecimento que temos sobre nós. Quando se sabe quem é, do que gosta ou não, quais são os pontos fracos e fortes, talentos, medos e etc., o indivíduo desenvolve um grau de satisfação consigo que é enorme, e gratificante. “Os pais devem ensinar aos filhos que todos temos limitações e qualidades, estimular a autopercepção. O que deve ficar claro é que não são os outros que devem nos apontar falhas ou defeitos, essa análise deve partir do interior de cada um, bem como as consequentes mudanças“, finaliza a especialista.

Maura de Albanesi

é Psicoterapeuta, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística e Psicoterapia Transpessoal, além de possuir Mestrado em Psicologia e Religião pela PUC. www.nucleorenascimento.org.br

Daniel Santos

daniel.santos@holdingcomunicacoes.com.br
Tels: (11) 2061-7919/2061-5709 | Cel: (11) 95108-5369
Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27 – CEP 03149-100- São Paulo – SP

HOLDING COMUNICAÇÕES

Release
E-mail: release@holdingassessoria.com.br
Fone: (11) 20617919

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria