Dica: O diabetes pode afetar a vida sexual

Especialista traz dicas de como se prevenir. A doença atinge mais de 13 milhões de brasileiros.

diabetes01O índice de pessoas com diabetes no Brasil vem crescendo desde 2006, passando de 5,5 % para 6,9% em 2013, segundo pesquisa apresentada neste ano pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Com isso, são mais de 13 milhões de brasileiros com a doença.

Os cuidados com a saúde para quem tem diabetes são muitos, desde a alimentação até o uso correto dos medicamentos. Além disso, o controle da glicemia (concentração de glicose no sangue) é fundamental para evitar danos a órgãos importantes, como rins, coração, cérebro, entre outros.

O que muitos não sabem, é que episódios recorrentes de hipoglicemia (nível de açúcar baixo) e hiperglicemia (excesso de glicose no sangue) podem afetar alguns órgãos e também algumas funções do corpo humano, como a sexual.

Homens e Mulheres

A médica Elisabete Fernandes Almeida, especializada em Educação em saúde e parceira da operadora de saúde Care Plus, comenta que sabe-se que o diabetes mal controlado danifica as veias e artérias, impactando no fluxo de sangue, que é fundamental para o bom funcionamento da função sexual.Para o homem ter uma ereção é preciso uma boa circulação sanguínea. O descontrole da glicemia afeta o fluxo de sangue, portanto, atinge diretamente o mecanismo da ereção. Estima-se que mais da metade dos homens diabéticos desenvolverão, ao longo do tempo, disfunção erétil”, diz.

Nas mulheres, o diabetes também interfere na sexualidade. Alguns estudos mostram que a falta de lubrificação atinge 5 a 28% das mulheres diabéticas. “Além disso, ocorre redução do desejo sexual e ausência do orgasmo. Ao entrar na menopausa, o descontrole glicêmico pode aumentar e, com isso, há um risco maior que podem provocar dor durante a relação sexual”, afirma a médica.

Outros fatores

Os diabéticos que apresentam outros fatores associados como colesterol alto, pressão alta, fumam e fazem uso abusivo de álcool, têm mais chances de desenvolver problemas relacionados à função sexual. O estresse e alguns medicamentos também contribuem para os problemas sexuais.

Dicas de prevenção

A prevenção começa pelo bom controle da glicemia. Além disso, é preciso tomar corretamente os medicamentos receitados pelo médico e manter hábitos saudáveis, como:

Dra. Elisabete Fernandes Almeida

Médica com especialização em Educação em Saúde pela Universidade de Harvard e Clínica Mayo, é escritora e editora médica, com publicações em várias mídias impressas e digitais. Sua atuação tem foco na informação e conscientização das pessoas em como obter Bem Estar e melhorar a sua Saúde e Qualidade de Vida, por meio de hábitos saudáveis e responsáveis. Elisabete é responsável pelo blog de dicas de saúde da operadora de saúde Care Plus.

CR Comunicação

DIVULGA PRODUÇÕES LTDA
Grasiela
E-mail: grasiela@crcomunicacao.com.br
Fone: (11) 36662695

Tags:,

1 comentário Quero comentar!

  • Esta iniciativa mecere todas as felicitae7f5es e apoios. A decise3o de divulgar os termos dos contratos de concesse3o e de outros PPPs devere1 tambe9m incluir os alugueres de longo prazo e as eventuais renegociae7f5es e compensae7f5es. Na minha estimativa, considero que o aumento de transpareancia sf3 pode vir a favorecer o Concedente e o contribuinte, e por isso essa foi uma das medidas pelo qual mais me bati durante os meus mandatos de Controladora Financeira nos ministe9rios dos Transportes e da Safade.Mariana Abrantes de Sousa, ex-Controladora Financeira

    Comentário por: Celina — 28 de outubro de 2015 @ 7:12

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria