Combinar cirurgias plásticas é seguro?

Especialista afirma que elas devem ser afins para potencializar os resultados.
Além disso, deve haver respaldo técnico associado à perfeita condição clínica do paciente
para evitar qualquer complicação.

blefaroplastia01Um fenômeno que tem crescido ao longo dos últimos anos em todos os continentes é a associação de diferentes cirurgias plásticas em diversas áreas do corpo, na mesma operação. Para se ter ideia, dado divulgado pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) afirma que 42% de todos os norte-americanos que se submeteram a plástica realizaram dois ou mais procedimentos ao mesmo tempo. Por aqui, não há números oficiais, porém o Dr. Márcio Castan, Cirurgião Plástico de Porto Alegre, confirma que o brasileiro também é adepto a intervenções simultâneas, mas alerta: algumas precauções devem ser levadas em consideração antes de enfrentar várias cirurgias de uma só vez.

O especialista acredita que os avanços tecnológicos e científicos são as principais razões que fizeram os procedimentos simultâneos tornarem febre no mundo. Inclusive, esse tema é bastante debatido nos eventos do setor, o que levou a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), por exemplo, lançar uma cartilha com dicas para manter a segurança dos procedimentos. Uma das orientações que esse manual faz diretamente aos médicos é sobre o longo período que pode demandar na sala de cirurgia ao associar procedimentos.

Para garantir a segurança, o tempo cirúrgico não deve ultrapassar quatro horas, pois pode haver maior risco de infecções, riscos anestésicos, maior perda sanguínea, riscos de complicações cardiovasculares, bem como o cansaço da equipe. “Além disso, o paciente pode sentir incômodo em várias áreas, dificultando, desta forma, que as orientações pós-operatórias sejam seguidas corretamente, além de poder prejudicar o período de cicatrização“, descreve o Dr. Castan.

A recomendação da comunidade médica, portanto, é realizar um procedimento por vez, pois cada um tem peculiaridades próprias. Entretanto, a combinação de cirurgias em um único ato operatório pode, sim, ser acordada entre o médico e o paciente, desde que haja possibilidade técnica, associada aos bons resultados dos exames pré-operatórios do paciente. “Não há nada que proibida determinadas cirurgias combinadas que se complementam como, por exemplo, um lifting facial e a blefaroplastia (intervenção cirúrgica plástica em pálpebra); ou ainda a lipoaspiração e a abdominoplastia; lipoaspiração com gluteoplastia de aumento, abdominoplastia e mamoplastia de aumento ou redutora e assim por diante“, observa o cirurgião.

O especialista ainda reforça que, além de um procedimento potencializar o resultado do outro e deixar o paciente mais satisfeito, normalmente há benefícios econômicos para o paciente, pois há somente um único ato operatório, uma anestesia e, principalmente, a concretização de dois ou mais sonhos de uma só vez.

Dr. Márcio Castan

Cirurgião Plástico – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Pós-graduado em Dermatocosmiatria. www.marciocastan.com.br

Holding Comunicações

Tels. 11-2061-7919/2061-5709
Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27 – CEP 03149-100 – São Paulo – SP
www.holdingcomunicacoes.com.br

Assessores de imprensa
Maria Alice Amoroso – Ramal 26 Cel: (11) 99999-6161
maria.alice@holdingcomunicacoes.com.br

Maria Paula Amoroso – Ramal 25 – Cel: (11) 99937-4466
paula.amoroso@holdingcomunicacoes.com.br

Maria Claudia Amoroso – Ramal 20 – Cel: (11) 99658-8010
maria.claudia@holdingcomunicacoes.com.br

Daniel Santos – Ramal 23 – Cel: (11) 95108-5369
daniel.santos@holdingcomunicacoes.com.br

Rodrigo Hernandes – ramal 22 – Cel: (11) 99354-5230
rodrigo.hernandes@holdingcomunicacoes.com.br

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria