Procedimentos com laser auxiliam no tratamento da pele

O laser é uma luz monocromática e unidirecional, emitida de forma ordenada
e que libera grandes quantidades de energia.

bela01Os diferentes tipos de laser têm suas características de cor, intensidade energética e ritmo (pulsátil ou contínuo), de acordo com o meio que os gera (líquido, gasoso, cristal, semicondutor, entre outros).

O laser é produzido por um sistema que transmite energia (luminosa ou elétrica) a um meio físico eletricamente excitável, que por sua vez é capaz de transmitir essa energia amplificada sob a forma de luz, que pode variar de acordo com as características pessoais, tipo de aparelho utilizado e a localização do tratamento“, diz a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Carolina Marçon.

A médica conta que o laser ablativo fracionado tornou-se umas das técnicas mais modernas no tratamento das rugas faciais, promovendo melhora efetiva do envelhecimento, com rápida recuperação em relação aos métodos mais antigos. Os lasers utilizados são o laser de CO2 e o Erbium-Glass. “O procedimento causa a destruição da superfície cutânea por meio da vaporização da epiderme e de parte da derme de forma fracionada e seletiva. Isso permite uma intensa renovação celular e uma melhora da estrutura do colágeno dérmico. Como parte do tecido é preservada, a recuperação pós procedimento é mais rápida e menos sofrida“, afirma a dermatologista.

O laser CO2 tem atração pela água, assim, quando incide na pele, vaporiza a água no interior das células, causando destruição pelo aquecimento, com reação inflamatória intensa, remodelação das fibras colágenas e elásticas e estímulo adicional da produção de colágeno. “É imprescindível analisar bem as características do paciente antes do tratamento, bem como a presença de fatores que contra-indiquem o procedimento, afim de evitar complicações e sequelas irreversíveis.

As principais complicações do laser de CO2 são a hiperemia (pele rosada), que em geral dura de um a três meses, a hipocromia (manchas brancas), as manchas escuras, o aparecimento de herpes, infecção bacteriana secundária, cicatrizes atróficas e hipertróficas e queloides. O mais comum é a hipercromia (manchas escuras), principalmente em peles morenas. Após o tratamento, o paciente não deve se expor ao sol e usar diariamente o protetor solar. A pele leva em média uma semana para se reepitelizar, e após cerca de 15 dias a paciente já pode usar maquiagem e iniciar o uso de cremes clareadores, vitamina C, ácido retinoico, entre outros, conforme a orientação do dermatologista. Quando o tratamento é bem indicado, apresenta excelentes resultados.

Alguns tipos de laser podem ainda ser utilizados para o tratamento de lesões vasculares e pigmentares. As vasculares compreendem pequenos vasos da face, rosácea, varizes e hemangiomas.Essas lesões apresentam a hemoglobina como alvo do feixe de luz, assim o laser atravessa a pele e age sobre os vasos sanguíneos“, comenta a especialista. Em geral, pessoas de pele clara com vasos finos, vermelhos e superficias obtém melhores resultados, porém novos lasers estão sendo testados para vasos maiores e mais profundos.

Já as lesões pigmentares compreendem as sardas, manchas senis (provocadas pelo sol e idade), melasma, hipercromia pós-inflamatória, etc.Nessas lesões o alvo a ser atingindo é a melanina, que ao ser destruída leva ao clareamento da pele. O resultado em geral é bom, variando conforme a natureza, profundidade da melanina, tipo de pele do paciente e aparelho utilizado“, ressalta Dra. Carolina.

Carolina Marçon

dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Time Comunicação – Paula Saletti

(11) 3081-3743 / 3477-2467 / 9 6642-8573
psaletti@timecomunicacao.com.br

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria