Toxina Botulínica

Saiba mais sobre o tratamento estético que previne as linhas de expressão

botox01Atualmente o padrão de beleza imposto pela sociedade vem levando as pessoas a utilizar tratamentos estéticos cada vez mais cedo. Para quem tem duvidas sobre o procedimento conhecido popularmente como botox é ideal para envelhecer de forma graciosa, o Dermatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Rodrigo Motta esclarece as dúvidas sobre o assunto. “A toxina botulínica é um produto de origem biológica, produzido pela bactéria Clostridium Botulinum que tem ação diretamente no músculo”, segundo o profissional, não existe uma regra sobre a idade ideal para iniciar o tratamento, a avaliação médica é essencial na decisão e na indicação de qualquer tratamento preventivo, “Cada paciente passa por uma análise em que são avaliados o tipo de pele, padrão da contração muscular e força antes de receber o botox. Quanto mais clara a pele e maior a exposição solar ao longo da vida, mais flácida será esta pele e mais precoces serão as rugas. A partir dos 25 anos existe uma queda de fibras de colágeno e elastina no organismo e se inicia a formação de rugas causadas pelo envelhecimento cronológico”, diz o profissional.

A Toxina Botulínica atua impedindo a contração dos músculos que dão origem às rugas, “Onde ela é aplicada ela impede a contração e com este relaxamento muscular as rugas se atenuam. Com esta paralisia ou diminuição da contração muscular, aquelas linhas formadas quando fazemos as expressões faciais (caretas), tendem a diminuir, pois ao paralisar o músculo responsável pela formação da ruga, temos uma diminuição ou até apagamento desta linha de expressão”, diz o médico.

Segundo o médico, com o passar dos anos e a constante contração da musculatura facial, as linhas de expressão vão se tornando mais profundas formando vincosA toxina trata estas linhas e também previne a formação de rugas mais intensas. As áreas mais comuns de serem tratadas são área entre os olhos, responsável pela expressão de bravo (glabela), área da testa (fronte) e a região do canto externo dos olhos aonde aparecem os pés de galinha (periocular)”.

A toxina também pode ser usada em outras áreas, “Algumas pacientes desejam um olhar mais aberto e para isso utilizam o reposicionamento da sobrancelha elevando sua parte final. Pequenas rugas na boca, que aparecem como linhas, cantos labiais também apresentam um resultado positivo ao aplicar a toxina botulínica. Para quem apresenta hiperidrose, suor excessivo, o botox também é aplicado nas axilas, mãos e pés”, explica o médico.

O dermatologista explica como a aplicação ocorre, “A substância é injetada com uma agulha bem fina em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. A técnica é simples, segura, rápida e pouco dolorosa”. Segundo Dr. Rodrigo, o resultado começa a aparecer de 3 a 5 dias após a aplicação, e por volta dos 21 dias é possível observar o resultado final.

O efeito dura em torno de 4 a 6 meses, mas isso varia muito entre os pacientes. O procedimento pode ser repetido diversas vezes e com a continuidade do tratamento, a duração do efeito tende a aumentar” finaliza o profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Grupo Máquina – Comunicação Corporativa Integrada

MÁQUINA DA NOTÍCIA COMUNICAÇÃO LTDA
Larissa Peruccini
E-mail: larissa.peruccini@maquina.inf.br
Fone: (11) 31477485

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria