Exercícios Físicos auxiliam combate ao câncer

Estudos mostram que a prática de atividades física previne 19% dos casos de câncer

inverno_exercicio01A prática de atividade física regularmente é benéfica e está associada à prevenção de diferentes doenças como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão entre outras tantas. No entanto, pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Associação Americana do Câncer (ACS – American Cancer Society) mostram que a prática de exercícios também auxilia no tratamento e na prevenção do câncer.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF) * concluiu que evitar a obesidade através de exercícios físicos e alimentação saudável pode prevenir 19% dos casos de câncer (quando tratamos dos canceres em geral). E segundo a ACS os exercícios físicos previnem a incidência do câncer de próstata, por exemplo, em até 40%.

Estamos muito próximos de concluir o real benefício dos exercícios no tratamento e na prevenção do câncer, principalmente no câncer de próstata,” afirma Dr. Otávio Martucci, oncologista da clínica Oncocamp de Campinas.

Dr. Martucci explica que um estudo da Harvard nos Estados Unidos analisou a prática de atividades físicas em 2.686 pacientes e de acordo com os primeiros resultados, as pessoas que caminhavam mais de quatro horas por semana apresentaram redução de 23% do risco de morte em relação aos que fizeram somente 20 minutos. E no caso de exercícios mais intensos a redução pode chegar a 35%.

Durante o tratamento, com a liberação do oncologista claro, o paciente pode e deve praticar atividades. A quimioterapia leva à fadiga e à perda de massa óssea eos exercícios ajudam a melhorar essas condições”, explica Tiago Martinelli, fisioterapeuta e educador físico da Oncocamp.

De acordo com Martinelli a perda de massa magra, o aumento de gordura corporal, a diminuição de força e da densidade mineral óssea é comum durante o tratamento de câncer, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e a chamada síndrome metabólica. “Os exercícios auxiliam a minimizar os efeitos colaterais do tratamento de câncer, isso traz uma qualidade de vida melhor para o paciente”, define o fisioterapeuta.

Dr. Martucci também salienta que a prática de exercícios é importante para o paciente de câncer durante o tratamento e para a prevenção do câncer, uma vez que a obesidade é um dos fatores de risco, mas a maneira mais eficaz de se prevenir a doença ainda é realizar os exames preventivos regularmente. “As visitas regulares ao médico, no caso das mulheres para a prevenção do câncer de mama e dos homens, do câncer de próstata, não pode ser substituída pela prática de exercícios, é necessário a realização das visitas e dos exames preventivos”, reforça.

*Pesquisa divulgada no site do INCA, em 2012.

Sobre a Oncocamp

A Oncocamp é uma clínica de atendimento multidisciplinar em Oncologia, que atende pacientes adultos com câncer, atua no diagnóstico precoce e tratamento da doença. Considerada referência em tratamento oncológico no Brasil, a Oncocamp é procurada por cerca de 800 novos pacientes de todo o país a cada ano.
Criada em 1989, a clínica conta com especialistas nas áreas de Quimioterapia, Hematologia, Radioterapia, Clínica Médica, Psicologia e Nutrição. Localizada em Campinas – SP, a Oncocamp conta também com a colaboração de médicos consultores das áreas de ortopedia, cirurgia torácica, cirurgia gastrointestinal, cirurgia de cabeça e pescoço, medicina nuclear e radiologia que participam semanalmente das suas reuniões clínicas.
A clínica oferece amplos consultórios, salas de quimioterapia, uma sala de manipulação de acordo com a norma regulamentadora RDC 220/2004, além de uma enfermagem especializada no cuidado ao paciente oncológico e uma farmácia referência na região de Campinas. A estrutura da Oncocamp conta ainda com posto de coleta de análises clínicas, atendimento de emergência 24h (inclusive aos finais de semana) e a infraestrutura necessária de recepção e administração.
Através de um atendimento individualizado, a Oncocamp oferece tratamento oncológico de alto nível científico com foco na humanização, qualidade de vida e superação.

Alfapress Comunicações

Letícia Feix
Coordenadora de Comunicação
19-2136-3519 / 19-9-9606-1516
www.alfapress.com.br
Leticia Feix
E-mail: leticia.feix@alfapress.com.br
Fone: (19) 21363517

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria