Verão exige cuidados especiais com as crianças

Com o aumento das temperaturas e a chegada das férias escolares os pequenos têm maior exposição solar, mais transpiração e modificações na dieta. Por isso, é fundamental conhecer os riscos próprios do verão e proteger-se para, assim, aproveitar o melhor dessa época do ano.

solx01Crianças são grupos de risco independente de sua idade: os menores por uma dependência de mais cuidados enquanto as maiores pelo ritmo do desenvolvimento e busca de independência. Assim, não há idade em que os cuidados e atenção da família possam ser dispensados, pelo contrário, a atenção familiar é essencial sempre”, explica o pediatra e membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Primeiros Cuidados, Yechiel Moises Chencinski.

Como proteger a pele?

Fique atento à idade e aos cuidados que cada fase demanda. Dessa forma, casos agudos de queimadura e insolação são possíveis prevenir, assim como quadros crônicos consequentes da exposição solar exagerada e desprotegida.

Abaixo dos seis meses de vida, pelas características de pele, não se recomenda o uso de protetor solar, logo, é importante manter o bebê longe do sol direto. Após essa fase,o uso de bloqueador deve ser o de fator 30. Opte pelo uso de roupas leves e chapéus, assim como permanecer nas áreas de sombra o máximo possível”, recomenda o pediatra.

O foto bloqueador deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição solar, com a repetição do processo a cada duas horas ou após imersão na água. Dê sempre preferência aos produtos em creme ou bastão; em aerosol requerem cautela e, ainda assim, somente após os dois anos.

Entre outras questões de pele que aparecem pelo excesso de exposição solar e à umidade, podemos citar as brotoejas, as micoses e infecções de pele, como impetigos e piodermites. Ao sinal de qualquer alteração, entre em contato com o pediatra e não se automedique”, alerta Chencinski.

E com a alimentação, qual cuidado deve ter?

As férias escolares, em geral, provocam mudanças na dieta alimentar. Isso acontece por diversos fatores, como a mudança de horários e a oferta alimentícia característica de praias e clubes. Somado a isso, uma alimentação mais liberada em decorrência das festas de fim de ano pode demandar maior atenção com os alérgicos e obesos.

É importante dar preferência aos alimentos frescos, que contenham muito líquido e vitaminas, pois auxiliam no bom funcionamento do intestino e fazem bem para a pele. É indicada a ingestão de, pelo menos, quatro porções de frutas para as crianças diariamente. Evite sempre as gorduras, frituras, salgadinhos e doces, que possuem difícil digestão e baixo valor nutricional.

Não é raro que até as crianças ganhem de 2 a 5 quilos nestes dois meses de férias. Normalmente, estas mesmas crianças levam de 4 a 6 meses para perderem este peso, tentando reconquistar sua confiança e autoestima”, ressalta o Dr. Yechiel Moises.

É importante também ter atenção especial para a conservação dos alimentos. Segundo o médico, condições inadequadas de armazenamento são as razões mais comuns para quadros de diarreia, vômito e, consequentemente, desidratação.

O verão ainda exige muitos outros cuidados com os pequenos. Os pais e responsáveis devem estar atentos para que as crianças não se percam nas praias e não corram o risco de afogamento em piscinas sem proteção. Assim como, ao viajar de carro, utilizar a cadeirinha corretamente e estar sempre com a carteirinha de vacinação em dia”, destaca o pediatra Yechiel Moises Chencinski.

Acontece Comunicação e Notícias

Kelly Silva Karina Morais
(11) 3873-6083 / 3871-2331
acontececom3@uol.com.br
www.acontecenoticias.com.br

FRANCISCO DAMASO VASCONCELOS NETO PUBLIC

Chico Damaso
E-mail: chicoacontece@uol.com.br
Fone: (11) 36757683

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria