Doenças de pele mais comuns no verão

Férias é o momento perfeito para aproveitar os dias de descanso e curtir o verão sem medo de ser feliz.

verao03A estação mais quente do ano é perfeita para ir à praia ou piscina. Embora seja um período propício para a prática de atividades ao ar livre, o verão também favorece o desenvolvimento de fungos, bactérias e microrganismos. O calor e o suor excessivo propiciam o surgimento de algumas doenças de pele e aumentam o risco de queimaduras.

As doenças mais comuns são micoses, brotoejas, manchas e sarda brancas, bicho geográfico, acne solar e herpes labial. Os fundos que causam as micoses se alimentam de queratina e podem aparecer nos pés, virilha, unhas e em outras partes do corpo. Por isso, é necessário evitar andar descalço em lugares molhados, secar todas as dobrinhas após o banho, dando atenção especial aos pés, virilha e unhas.

Segundo a dermatologista Livia de Andrade Bessa, do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini, “durante o verão podem ocorrer reações alérgicas ao sol (fotodermatose) – podem surgir com o uso de cosméticos e até mesmo medicações orais, queimaduras e inflamações. Algumas substâncias presentes em alguns tipos de alimentos (como o limão) em contato com a pele e após exposição solar desencadeiam uma reação alérgica (fitofotodermatose) levando ao surgimento de lesões tipo queimadura na pele. Outro quadro comum é a insolação e os sintomas são: temperatura corporal elevada, mal-estar, dor de cabeça, falta de ar, tontura, taquicardia, náuseas e vômitos. Em casos mais graves pode haver confusão mental e perda da consciência. Para prevenir a insolação, deve-se evitar a exposição demasiada aos raios solares, especialmente entre as 10h às 16h, evitar a prática de atividades físicas no sol, usar roupas adequadas e ingerir bastante líquido.”

É essencial usar o filtro solar durante o verão, passando o produto 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas. Em caso de transpiração excessiva ou após entrar no mar ou na piscina a reaplicação deve ser imediata. O cuidado vale para a pele, cabelo e a boca. Utilizar roupas leves, óculos de sol, chapéu, viseira e boné ajudam a reforçar a proteção. Além disso, é fundamental evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas – período de maior incidência de radiação ultravioleta B (responsável pelo surgimento do câncer de pele). Lembrar de passar o filtro solar nas mãos, orelhas, nuca e pés. A prevenção é a melhor maneira de se proteger”, enfatiza Lívia de Andrade Bessa.

Bons hábitos contribuem para manter a pele bem cuidada e hidratada. Durante o verão, beber muita água, suco de frutas e água de coco são imprescindíveis. Alguns alimentos que contem arotenóides (substância que se deposita na cútis e ajuda a reter as radiações ultravioletas) são grandes aliados nesta tarefa de prevenir danos causados pelo sol. São eles: cenoura, beterraba, abóbora, mamão e maçã. Ingerir frutas e legumes com alto teor de água auxilia na hidratação do corpo, ameniza os sinais do envelhecimento e auxilia na prevenção de doenças.

Sobre o Centro Dermatológico Giovanni Bojanini

O Centro Dermatológico Giovanni Bojanini foi fundado há 11 anos em Bogotá, Colômbia, pelo médico que lhe dá o nome. Conferencista e estudioso da ciência da tricologia, Bojanini instalou unidades de sua clinica no México, Colômbia, Panamá, Argentina, Equador e Espanha. Atualmente, mais de 100.000 pacientes no mundo alcançaram índices de resolutividade. A 1º filial brasileira está localizada na cidade São Paulo – na Avenida Doutor Arnaldo, 1887. A Dra Lívia de Andrade Bessa, dermatologista responsável pela clínica, realizou treinamento em Bogotá e compartilhou a experiência com sua equipe.

Site: http://www.giovannibojanini.com.br/ – Contato (11) 2628-8500

PORTA VOZ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Fernanda Sene
E-mail: fernanda.sene@portavoz.com.br
Fone: (11) 38713666

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria