Gastroenterocolite aguda, doença comum no verão

Diarreia, vômitos e febre podem ser gastroenterocolite aguda, doença comum no verão
Doença pode ser causada por água ou verduras contaminadas e alimentos estragados

pancreasx_350x175Devido às altas temperaturas no verão, algumas pessoas ficam mais propensas a desenvolverem irritações no aparelho digestivo. De acordo com o endoscopista da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) Flávio Quilici, nesta época do ano as doenças mais comuns são as gastroenterocolites agudas, que trazem em sua causa mais frequente a virose. “Nos casos mais simples, os sintomas são somente diarreia; já nos mais intensos ocorrem vômitos e febre. A virose, em geral, é causada por água ou verduras contaminadas, além de intoxicação alimentar, originada por alimentos deteriorados por causa do calor”, esclarece Quilici.

Para que problemas como esse não aconteçam, o especialista destaca os cuidados que devem ser tomados para cuidar do aparelho digestivo. “Mastigar bem os alimentos, evitar exageros nas frituras e gorduras animais, beber bastante líquidos e comer frutas e verduras é essencial para manter a saúde do aparelho digestivo em dia.”

O especialista destaca ainda que, no verão, a digestão das refeições diárias se torna mais lenta. “Com o calor, a quantidade de comida no prato precisa ser em menor quantidade e a prática de exercícios logo após as refeições deve ser evitada, pois isso pode acarretar uma parada abrupta da digestão, com dor e vômitos”, completa.

Quilici conclui ainda que nestas enfermidades não há necessidade de endoscopia, somente se os sintomas ficarem crônicos é que o procedimento auxiliará no diagnóstico.

RS Press

(11) 3875-6296
Raquel Ribeiro – raquelribeiro@rspress.com.br
Nicolli Oliveira – nicollioliveira@rspress.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria