Desinche já!: dicas para acabar com a retenção de líquidos

Nutricionista dá dicas para acabar com a retenção de líquidos

A retenção de líquidos, também conhecida como inchaço, é o resultado de um acúmulo de fluidos que afeta principalmente as pernas, mãos, pés, tornozelos e barriga, causando grande desconforto.

Psuconatural_200x175ara esclarecer e dar dicas a quem deseja evitar o inchaço, a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, fala sobre o tema.

Para identificar a retenção de líquidos, a nutricionista Cintya ensina, “É preciso prestar atenção nos sinais do seu corpo. Em geral os membros inferiores, principalmente os tornozelos são os que demonstram primeiro esta condição, e as consequências são cansaço e fraqueza nas pernas, além das câimbras. Outra maneira simples de notar a retenção é quando percebemos a pressão das meias ou sapatos, e ao retira-los deixam marcas na pele”.

A nutricionista explica que existem alimentos que podem causar ou agravar o problema,Principalmente os que são fontes de sódio. Quando o nível desse mineral no organismo está elevado, alguns mecanismos são ativados com o objetivo de aumentar a quantidade de água e normalizar a situação. Nesse caso, evite alimentos enlatados, congelados, queijos amarelos, embutidos como presuntos, salsichas e demais alimentos industrializados. Até o sal de cozinha deve ser diminuído. Lembrando que bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois contém teor de sódio considerável, favorecendo a desidratação e inchaço”.

Existem frutas com poder diurético e possuem em comum uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos, “Melancia, Melão, Abacaxi e a Pera são exemplos. Seus nutrientes, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água, juntos aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais”, diz a nutricionista.

Cintya explica as propriedades das frutas diuréticas mais conhecidas:

Melancia

Essa fruta é conhecida pelo alto teor de água, o que a torna aliada da hidratação. Além do poder diurético, possui licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialmente de próstata e mama.

Melão

Esta também é uma fruta diurética, que possui ainda propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do corpo. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial e fibras que auxiliam na regulação do intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação.

Abacaxi

Rica nos nutrientes que auxiliam no combate a retenção de líquidos, essa fruta ainda é rica em fibras que melhoram ofuncionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal e possui também uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão.

Pera

Além de auxiliar na eliminação de líquidos do organismo, possui pectina, uma fibra também relacionada ao melhor funcionamento intestinal e que esta envolvida no controle glicêmico e do colesterol.

Maçã

É uma fruta diurética natural, graças à quantidade de potássio e vitamina B6 e assim como a pera possui pectina;

Limão

Também é rico em potássio, fibras, manganês e é conhecido por reforçar o sistema imunológico graças à quantidade de vitamina C.

Coco

Possui ótima quantidade de potássio e magnésio em sua água, o que auxilia na eliminação de líquidos.

Para quem deseja eliminar o inchaço à nutricionista ensina uma receita incrível de suco diurético:

Ingredientes:

Preparo:

Grupo Máquina – Comunicação Corporativa Integrada

MÁQUINA DA NOTÍCIA COMUNICAÇÃO LTDA
Heverton Silva
E-mail: heverton.silva@grupomaquina.com
Fone: (11) 31477262

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria