Cinco exames para manter a saúde feminina em dia

Check-up anual: 5 exames para manter a saúde feminina em dia

exame_2015Janeiro é, normalmente, a época de fazer o check-list para o restante do ano. Os cuidados com a saúde não podem ficar de fora desta lista. Dr. Paulo Miranda, ginecologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília, lembra que o tradicional check-up de início de ano é de extrema importância, principalmente para as mulheres.

Os exames de rotina avaliam as condições da saúde feminina e dão condições ao médico de fazer um acompanhamento constante do quadro clínico da paciente. Além disso, quando estes testes são feitos com frequência, muitas doenças podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente”, esclarece.

Confira abaixo os seis exames que as mulheres devem fazer todos os anos:

1. Papanicolau

Este exame precisa ser feito todos os anos na consulta ginecológica ou a qualquer momento, se houver sinais de infecções ou inflamações. Pessoas que têm histórico de câncer de colo de útero na família devem fazê-lo a cada 6 meses.

2. Autoexame de mama

O autoexame é o primeiro passo para acompanhar a saúde dos seios da mulher. Ele deve ser realizado ao menos uma vez por semana, de preferência durante o banho, momento em que as mãos deslizam mais facilmente pelos seios. Mas fique atenta! Esta avaliação só é válida se for feita fora do período menstrual. As mulheres que estão na menopausa podem fazê-la em qualquer período. Se a você detectar algo, procure ajuda médica.

3. Mamografia

Exame radiológico que avalia as condições da mama. Deve ser feito anualmente, após os 40 anos. Mulheres com parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de mama devem começar a realizar a mamografia 10 anos antes da idade em que a mãe ou a irmã foram identificadas com a doença.

4. Ecografia de mama

Este exame de imagem é indicado para avaliar a saúde das mamas de mulheres com menos de 40 anos. A frequência dele é anual ou a qualquer momento necessário. Lembre-se que a ecografia mamária deve ser realizada fora do período menstrual e, se algo for detectado, você deve procurar o seu médico para uma avaliação completa.

5. Ultrassom transvaginal

Por meio deste exame, o ginecologista ou obstetra pode visualizar com precisão os órgãos do aparelho reprodutor feminino (útero, ovário e trompas). Com periodicidade anual, ele deve ser feito por mulheres com mais de 40 anos. Além disso, pessoas que têm histórico de câncer na família precisam realizar a avaliação a cada 6 meses ou quando recomendado pelo especialista.

IMAGEM CORPORATIVA COMUNICAÇÃO S/C LTDA.

yandria.araujo@imagemcorporativa.com.br
E-mail: yandria.araujo@imagemcorporativa.com.br
Fone: (61) 30398101

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria