Olheiras vilãs da beleza

Vilãs da beleza, olheiras exigem tratamento e cuidados

olheiras01Quem nunca teve que disfarçar as olheiras para encarar um dia de trabalho ou mesmo ir a uma festa? Atualmente, a participante do reality show ‘Big Brother Brasil’, Amanda está chamando a atenção por conta de suas visíveis olheiras. Pois é, engana-se quem pensa que as olheiras são apenas causadas por noites mal dormidas. Fatores hereditários, envelhecimento, estresse, má circulação sanguínea, dietas muito severas, exposição ao sol, excesso de bebidas alcoólicas e até mesmo o período pré-menstrual podem contribuir para o aparecimento das vilãs da beleza.

Dra. Carolina Marçon, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia explica quealterações da supra-renal, doenças do fígado, doenças sistêmicas como a diabetes, estresse físico e emocional e até mesmo o avançar da idade podem propiciar o aparecimento das olheiras. Além disso, elas podem se tornar mais evidentes devido a fatores cotidianos, como o uso de pílula anticoncepcional, cigarro e excesso de café, fatores que podem desencadear dilatação e congestão dos vasos sanguíneos da região.”

A médica reforça que o diagnóstico geralmente é realizado por um dermatologista e é baseado no exame físico do paciente. Porém, as olheiras podem ser identificadas por outros especialistas como sinal secundário de uma doença sistêmica. Dependendo dos achados no exame físico e da história clínica, podem ser solicitados exames laboratoriais e, quando necessário, é realizado o encaminhamento para o especialista adequado.

Quando as olheiras são momentâneas, por exemplo, decorrentes de horas insuficientes de sono, muitas vezes um bom descanso resolve o problema. Se uma alergia é a raiz do problema, tratar a alergia, ou remover o alérgeno (fator desencadeante da reação alérgica) solucionará as olheiras. Mas se elas forem constantes, pode ser que haja uma alergia alimentar não detectada ou uma alergia a algum produto químico. Porém, quando o fator genético é preponderante, o tratamento é mais difícil e as recidivas são frequentes“, comenta Dra. Carolina.

Sobre os tratamentos mais indicados, alguns princípios ativos clareadores e vasoconstritores de uso tópico, laser, luz intensa pulsada, peelings e preenchimento podem contribuir para amenizar e tratar as olheiras. “Os cremes mais indicados são aqueles que contêm ácido retinóico, vitamina C, ácido kójico e ácido hialurônico. A luz intensa pulsada é um dos procedimentos indicados para tratar as olheiras, pois destrói a melanina e hemoglobina, clareando a pele“, destaca a médica.

Existem ainda outros lasers direcionados à destruição do pigmento (melanina), como o Q-Switched, ou à destruição dos vasos, como o Pulsed Dye Laser, que também são efetivos“, explica Dra. Carolina. Quando há flacidez da pele, levando à formação de bolsas e agravamento das olheiras, como ocorre no envelhecimento, a dermatologista explica que podem ser utilizados lasers que estimulam o colágeno e melhoram o aspecto e a firmeza da pele. “O importante é a av aliação do tipo de pele do paciente e das características das olheiras, para que o tratamento seja adequadamente indicado e traga bons resultados.

Para prevenir as indesejáveis olheiras, Dra. Carolina Marçon dá algumas dicas:

Carolina Marçon

membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia

Time Comunicação – Paula Saletti

(11) 3667-6320 / 9 6642-8573
psaletti@timecomunicacao.com.br

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria