Dica: Alimentos e bebidas que ajudam a curar a ressaca

Sintoma pode ser amenizado com hidratação e boa alimentação

suconatural_200x175Cabeça explodindo, gosto amargo na boca, o barulho incomoda, a luz irrita e o estômago reclama. Exagerar na bebida é sinônimo de um dia seguinte repleto de mal-estar causado pelos efeitos do álcool no organismo. Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), o número de brasileiros que ingerem bebida alcoólica frequentemente – uma vez por semana ou mais – aumentou 20% nos últimos seis anos.

De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, dentre os principais sintomas da ressaca estão: queda de glicose; incômodo estomacal, que vem acompanhado de náuseas, enjoos e vômitos; desidratação, que provoca a dor de cabeça e mal-estar; e o enfraquecimento do fígado. “Para absorver e metabolizar uma grande quantidade de álcool, o organismo tem que se desdobrar e, assim, acaba sobrecarregando todos os órgãos envolvidos no processo”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, o consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde e está relacionado com problemas psiquiátricos e cardíacos, como arritmias e hipertensão, além de maior risco de desenvolvimento de câncer. “Os estragos podem atrapalhar a vida e causar danos irreversíveis para a saúde, como lesões cerebrais, diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesão nos rins, na bexiga, próstata e pâncreas, dentre outras doenças“, alerta.

Abaixo, Flavia lista bebidas e alimentos capazes de amenizar os males da ressaca. Confira!

Água: o álcool, mesmo que em pequenas quantidades, desidrata o organismo e o consumo de água é fundamental para evitar dor de cabeça, um sintoma muito comum da ressaca.

Chás: o chá de camomila é útil para curar problemas digestivos e náuseas. Adoçado com mel, a bebida ajuda a recuperar os níveis de açúcar no sangue. Já o chá de hortelã ajuda no processo digestivo e também na desintoxicação do corpo.

Suco de frutas: a bebida ajuda a regularizar os níveis de açúcar no sangue, que caem drasticamente após terem aumentado durante a bebedeira. Também repõe sais-minerais perdidos devido ao consumo do álcool.

Banana: a fruta ajuda a recuperar o potássio perdido devido o consumo de álcool. Isso pode causar cansaço excessivo, náuseas, câimbras e ânsias. E para ajudar a evitar esses sintomas, uma banana pode ser uma boa aliada.

Tomate: rico em vitamina C e glutationa, substância da qual o corpo necessita para se livrar das toxinas deixadas pelo álcool no organismo.

Alho: antibiótico natural, o alho protege de infecções por fungos, vírus e bactérias. Rico em alicina e ajoeno, propriedades que têm ação anti-inflamatória e auxiliam em problemas digestivos.

Azeite de oliva: o óleo diminui o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.

Gengibre: combate a náusea, pois tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo.

Integrais: o arroz integral tem alta dose de energia, com a vantagem de conter boa quantidade de vitamina B e proteína. Já os grãos em geral, são ricos em vitamina B e ácidos essenciais e são aliados no processo de desintoxicação, que o fígado coloca em ação para se livrar dos excessos cometidos.

Feijão: fonte de fibra e ácido fólico, além de proteína, é um bom alimento para ajudar na recuperação do corpo.

Quinoa: o grão é repleto de aminoácidos e nutrientes, que são essenciais para a saúde, principalmente em momentos de recuperação.

Sobre a rede Mundo Verde

O Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje possui, aproximadamente, 335 lojas no Brasil. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800-022 25 28. www.mundoverde.com.br

Natalia Galluzzi

Assessoria de Imprensa
natalia.galluzzi@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4445 / (11) 3674-4419 Direto

Dezoito

RÁI COMUNICAÇÃO & MARKETING
Natalia
E-mail: natalia@dezoitocom.com.br

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria